Como era a moda na Idade Média?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Muitas túnicas feitas de algodão, sobrepostas, faziam com que o nobre se sentisse confortável com os rigores do inverno europeu. Nessa época, os povos bárbaros utilizavam roupas feitas de linho, cânhamo e algodão, além do couro.

Na época, a roupa era enrolada ao corpo e era possível manter a cor original ou tingir o tecido com diferentes cores. No Egito, as roupas e a identidade caminhavam juntas. Os faraós se diferenciavam dos demais por não utilizarem ornamentos. A calda de um leão e um falso cavanhaque simbolizavam o poder.

Além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.

Durante boa parte da Era Medieval, os cabelos ficaram escondidos em chapéus e tecidos. Ainda assim, principalmente por causa da cultura Viking, o período ficou conhecido pelo estilo com longos fios trançados de todas as maneiras.

Sem mais rodeios, vamos logo entender quais são as características de cada um e você poderá conferir quais fazem o seu estilo:

  1. Estilo Clássico. O estilo clássico é aquele ligado ao que é tradicional e atemporal na moda. ...
  2. Estilo Romântico. ...
  3. Estilo Elegante. ...
  4. Estilo dramático. ...
  5. Estilo Criativo. ...
  6. Estilo Esporte. ...
  7. Estilo Sexy.

Na Idade Média, pobres e camponeses usavam tamancos e mesmo os sapatos dos ricos não eram pretensiosos: inteiriços, de couro cru, só mais tarde ganhariam fivelas ou cadarços. Eram feitos em casa ou por atersãos locais.

As roupas no Paleolítico eram feitas de couro e peles de animais. Nossos ancestrais consumiam os animais em todos os estágios. Se alimentavam da carne, usavam a pele para as roupas e os ossos se tornavam instrumentos.

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.

A partir do século XX, a moda passou por sua fase de maior evolução no mundo todo, tornando-se item de consumo que podia ser reproduzido em grande escala. Ela acompanhou também a evolução da indústria do entretenimento, já que artistas do cinema e da música passaram a ditar tendências globais.

A expressão “à moda antiga” é frequentemente usada para definir quando algo está sendo feito do mesmo modo que era feito com frequência nos tempos antigos.

O "vestido Tarkhan" é a roupa mais antiga do mundo já encontrada. Provavelmente era longo, abaixo dos joelhos, em sua versão original. Entre 5,1 mil e 5,5 mil anos de idade, a peça é do início do reinado egípcio.

Na idade Média, não havia o costume de tomar banho, devido ao frio e à quase inexistência de água encanada. O primeiro, muitas vezes, o único banho, acontecia em maio e era tomado numa única tina enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.

A lavação das roupas acontecia também uma ou duas vezes ao ano, e, assim como o caso do banho, havia um motivo que fazia todos pensarem duas vezes antes realizá-la. O produto de limpeza mais utilizado se tratava de uma mistura de água de rio, urina e soda cáustica.

Na Idade média as pessoas se divertiam com músicas, danças, jogos e torneios de cavaleiros. Saiba mais no texto abaixo. Nem só de guerras, religião e trabalho viviam os homens na Idade Média.

O ideal de beleza das heroínas medievais, descrito nos romances, era: pele clara, rosto alongado, cabelos louros, boca pequena, olhos azuis e sobrancelhas bem desenhadas.

Na Idade Média, sob uma fortíssima influência religiosa e conservadora, o corpo humano deixou de ser visto como belo e passou a ser entendido como pecaminoso. Nessa época, qualquer preocupação com a estética era vista como uma afronta às leis divinas.