Como era a melancia antes?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Melancia. Muito mais pálidas e com muito menos fruta, a melancia era muito parecida com o melão. Elas foram seletivamente criadas para aumentar a quantidade de licopeno na placenta da fruta – a parte que comemos.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

Há 7000 anos, as bananas tinham sementes (como a da direita), mas os seres humanos a domesticaram para que elas não precisassem mais. Até hoje, se você encontrar uma banana selvagem verá as grandes sementes e o gosto menos adocicado.

banana

A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima. Aliás, quase todas as plantas que comemos tinham muito menos “recheio”, e a seleção feita pelo ser humano é que as deixou como conhecemos hoje.

Acredita-se que os antigos egípcios foram a primeira nação a produzir melancias em grande escala, principalmente as usando como fontes de água durante períodos de seca. As variedades sem sementes são as preferidas, sendo a maior parte das melancias vendidas nos EUA.

A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão. O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água.

Saibam que o nome dela vem de mala mattiana, “maçã da cidade de Mattium“, onde havia grande produção. Esta palavra mala ou malum se aplicava também a frutos de polpa carnosa em geral.

A melancia (Citrullus lanatus) é comumente tratada como fruta por ser consumida principalmente como sobremesa, mas na verdade é uma hortaliça. Ela pertence à família Cucurbitaceae, a mesma do pepino, moranga, abóbora e melão.

A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano. O relato original, contudo, não menciona nome algum. Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal".

Embora não apareça na lista das cinco frutas mais vendidas, a banana é a fruta mais consumida no Brasil.

O abacaxi (Ananas comosus) é originário da floresta amazônica e há milhares de anos, os povos indígenas o dispersaram pelas Américas. Naquela época, além de servir como alimento, os frutos eram utilizados para produção de bebidas alcoólicas (licor e vinho) e partes da planta serviam para o preparo de remédios.

As maçãs que já existiam nas florestas da Europa, por exemplo, eram mais crocantes e menores, e a troca de genes com as maçãs asiáticas fez com que elas aumentaram de tamanho sem sacrificar o toque cítrico. Hoje, a fruta tem só 46% de DNA cazaque – 21% vem das azedinhas europeias, e 33% de fontes desconhecidas.

Os primeiros registros de cenoura apontam para produção no século 10, na Pérsia e na Ásia. Originalmente eram roxas ou brancas, com raiz, mas elas perderam o pigmento roxo e ficaram amareladas. Fazendeiros domesticaram o alimento, que tinha um sabor mais forte do que hoje.

cupuaçu

a fruta mais cheirosa do mundo. esse aqui é o cupuaçu.