Como era a maquiagem nos anos 70?

Perguntado por: asanches4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Durante o início dessa década, o visual natural era o grande protagonista, com lábio sem aplicação de batons coloridos e cícios levemente marcados, muito por conta do movimento hippie. Essa tendência, entretanto, não durou muito, e logo os olhos se tornaram o destaque principal.

Na década de 1960, a maquiagem era um show à parte e dava destaque à produção. Os olhos eram o ponto central do rosto, com maquiagens dramáticas, delineados estilo gatinho, cílios superalongados, sombras escuras e côncavo marcado.

Nos anos 80, a maquiagem era marcada por sombras coloridas e delineadores bem definidos. As cores vibrantes eram a escolha certa para quem queria chamar atenção para os olhos. Já nos anos 90, a tendência era usar sombras em tons mais neutros, como marrom e bege, mas sem deixar de lado o delineado preto bem marcado.

1915

Em 1915, o inventor americano Maurice Levy apresentou o primeiro batom em um tubo de metal deslizante. Esse momento pode ser considerado o nascimento desse cosmético como o conhecemos hoje.

Além da maquiagem nos olhos e nas sobrancelhas, Cleópatra e as mulheres do Egito Antigo também usavam um pigmento chamado “ocre-vermelho” nas maçãs do rosto e nos lábios.

Nessa época, ainda não era comum o famoso contorno de maquiagem e pele iluminada que temos hoje em dia. A make da pele era mais simples e opaca, focando apenas na base, corretivo e bastante pó compacto para tirar o brilho da pele.

Como dissemos no começo, um dos primeiros registros do uso de maquiagem são dos tempos egípcios, mais especificamente por volta de 3.100 a.C, onde homens e mulheres usavam minérios para pigmentar os 'produtos'.

Os anos 80 eram conhecidos por sua abundância de penteados cacheados e a franja não era exceção. Se o seu cabelo for naturalmente cacheado, livre-se do alisador e deixe a franja secar naturalmente, mexendo um pouco para misturá-la com o resto do cabelo.

Os anos 50 foram marcados por looks clássicos e bem femininos com delineado gatinho e blush rosa bem marcadinho. Nessa época, para completar o visual, a febre do momento era o batom vermelho intenso, cremoso e levemente escuro. Nada melhor para deixar um ar sexy na make bem classy nos olhos, né?

A maquiagem estava na moda e valorizava o olhar, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos, um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do indispensável delineador.

A maquiagem começou a ser menos pesada e a principal característica eram as sobrancelhas arqueadas e finas e uma sombra mais clara no côncavo para deixar o olhar mais sedutor. O blush começou a ser mais utilizado para dar um ar de saúde para as bochechas.

Nos anos 40 a base preferida foi o pancake, uma espécie de base cremosa e prensada com textura muito parecida às das bases mousse de hoje. Além do pancake, o pó compacto igualmente foi popular. Algumas mulheres usavam apenas o pó, dependia do gosto. Podemos dizer que a pele na década de 1940 foi seca e opaca.

A estética 80s
Cores ousadas e brilhantes, silhuetas marcantes, cabelos volumosos em um visual dramático. Esta foi a moda feminina dos anos 80, que até hoje influencia coleções. Os valores da década ajudam a explicar como a moda oitentista acabou se tornando extravagante (pelo menos para a estética atual).

Nas tendências de maquiagem dos anos 2000 a pele recebia um aspecto natural e matificado. O mesmo vale para o blush e iluminador na maquiagem eram raramente usados. Use apenas o essencial e deixe de lado as camadas e camadas de cosméticos: uma base e corretivo já são o suficiente.

No início do século passado, Rhocopis, um perfumista francês, criou o que ele batizou de “baton serviteur” que consistia simplesmente numa massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, de cor vermelha e que era vendido numa embalagem de papel de seda.

Tão em moda nos dias de hoje o termo foi cunhado lá no final dos anos 1970, inspirado, principalmente, pelo romantismo e pelo punk rock. Apesar do look dark e extremo (batom preto incluso!)

Produto cosmético que se aplica nos lábios para lhes dar cor ou brilho.

flor de Lótus

Cleópatra gostava do perfume de flor de Lótus e no Egito foi a primeira vez que eu senti esse aroma floral, bastante suave. Talvez, ela gostasse do aroma mesmo ou o usava pelo significado da flor de lótus.

Eternizada no imaginário popular com a pele branca e os olhos azuis da atriz britânica Elizabeth Taylor, a rainha Cleópatra 7ª suscita debates há séculos em torno de sua astúcia política, sua beleza, sua identidade e seu legado à frente do Egito.

Nos tempos de Cleópatra, tanto as mulheres quanto os homens se embelezavam com o batom vermelho, que era um símbolo de status para os membros da alta sociedade.

Nos anos 1920, a maquiagem se popularizou de vez através do cinema e as mulheres imitavam as grandes atrizes: sobrancelhas ultra finas, lábios em tons de vermelho-escuro desenhados em formato de coração e olhos escuros marcaram a época.