Como era a estrutura social dos maias e dos astecas *?
A sociedade maia era dividida entre imperador (nobreza), comerciantes, e camponeses (escravos). Mesmo os astecas também possuindo uma piramide social baseada em escravos, casa grande e sacerdotes, era possível a que alguém mudasse de classe social, diferente dos Maias.
Qual é a estrutura social dos astecas?
A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social.
Como era formada a sociedade astecas maias e Incas?
A população se organizava em torno ao “ayllu” (comunidade, na língua quéchua), onde os homens tinham obrigação de trabalhar em terras e obras públicas periodicamente. Quanto às mulheres, as mais bonitas eram enviadas para servir ao Inca, seja como amante ou tecendo sua roupa.
Qual era a religião do povo asteca?
Religião. A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa.
Como era a sociedade e economia dos maias?
A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato.
Qual a diferença entre os astecas e os maias?
Os Maias não possuíam um idioma oficial, mas sim diferentes dialetos. Os Astecas, por sua vez, falavam o nahuatl. Na sociedade maia não existia a mobilidade social, ou seja, os membros das classes mais baixas não conseguiam ascender a patamares sociais mais elevados.
Quem eram os maias e os astecas?
Os incas, maias e astecas fazem parte das civilizações conhecidas como pré- colombianas, ou seja, são povos que já existiam antes da chegada de Cristóvão Colombo na América.
Quem foram os maias e os astecas?
No início do século 16, quando os espanhóis desbravaram a América, os maias encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais. Já os astecas estavam no auge nesse período. A civilização deles surgiu mais ao norte do México.
Como era a civilização asteca?
A sociedade asteca era marcada pela diversidade e hierarquização e, no seu auge, a civilização asteca chegou a ter cerca de 11 milhões de habitantes. Nas regiões conquistadas, os astecas exigiam impostos dos povos sob seu domínio, e esses impostos eram pagos por meio de alimentos, joias e outros utensílios.
Como era organizada a pirâmide social asteca?
Ela se organizava como uma pirâmide desde os indígenas: na base escravos (bem tratados), servo (que trabalhavam nas terras privadas da nobreza), já a maioria da população era composta pelos comuns (Macehualtin), que viviam e trabalhavam nas terras comunitárias, por direito de usufruto.
Como era a sociedade e a religião asteca?
Os astecas eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. No início, a religião dos astecas era muito simples, mas foi se tornando mais complexa quando eles foram entrando em contato com outros povos vizinhos, dos quais foram incorporando novos elementos.
Como era a organização social dos astecas?
A organização social dos astecas se dava por meio de uma hierarquia, a qual estavam no topo da organização os nobres, os sacerdotes e os militares, sendo os escravos, os servos e os camponeses a base da organização. Entre a classe mais baixa e a classe mais alta, encontravam-se os artesãos e os comerciantes.
Como era a sociedade dos astecas?
A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social da nobreza era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros — como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus que tivessem realizado algum ato extraordinário.
Onde os maias e astecas habitavam?
Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.
O que os astecas praticavam?
Além da agricultura, artesanato, arquitetura, etc., os astecas também se destacaram pelos livros que eles deixaram, os quais encontravam-se em grandes bibliotecas nos colégios dos nobres. Em 1519, Hernán Cortés partiu da ilha de Cuba com o objetivo de saquear a civilização Asteca.
Quem os astecas adoravam?
No campo da religião, os astecas eram politeístas, ou seja, adoravam vários deuses, dos quais destacavam-se Huitzilopochtli, Quetzalcoatl e Tezcatlipoca. O elemento mais conhecido da religião asteca é a alta demanda de sacrifícios humanos.
O que os astecas criaram?
Entre as invenções dos astecas, constam a irrigação da terra e a construção dos "jardins flutuantes" - cultivo de vegetais em terrenos retirados do fundo dos lagos. A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos.
Como era o modo de vida dos povos maias?
Os maias viviam basicamente de agricultura, com o plantio de diferentes espécies de milho, cacau, abóbora e outros produtos. Os mais apesar de usarem técnicas de cultivo agrícolas mais simples, possuíam avançados conhecimentos no manejo do ouro e pedras preciosas, na astrologia e arquitetura.
Qual é a forma de governo dos maias?
O Governo Maia estruturava-se em Cidades-Estado independentes, cada qual liderada por um chefe guerreiro que era auxiliado por sacerdotes e cobradores de impostos. A civilização maia desenvolveu-se entre os séculos VI e X d.C., na Península de Yucatã, no sul da região onde hoje se encontra o México.
Qual é a cultura do povo maia?
Domínio da Astronomia, medicina e matemática caracterizam a cultura Maia. Conhecida pelo seu grande desenvolvimento na escrita, na arte, na arquitetura, na matemática, além do seu sistema astronômico e calendário, esta civilização se desenvolveu nas áreas do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.