Como era a educação física nos anos 80?

Perguntado por: igil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O enfoque passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de promover os esportes de alto rendimento. oitava séries, não somente de quinta a oitava séries, como era anteriormente.

Em meados da década de 1980, emergiu no campo da Educação Física (EF) o conhecido Movimento Renovador. Trata-se de um período fortemente marcado pela influência das teorizações críticas sobre a área, seus professores e suas produções, bem como sobre a elaboração de documentos curriculares.

Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.

Educação Física na atualidade, a partir de 1980
A Educação Física ao longo de sua história priorizou os conteúdos gímnicos e esportivos, numa dimensão quase exclusivamente procedimental, o saber fazer e não o saber sobre a cultura corporal ou como se deve ser (Darido e Rangel, 2005).

Assim como nas ruas e nas casas, algo foi mudando na escola. Em meio à rigidez dos hinos, à uniformização dos corpos e dos saberes, começavam a aparecer movimentos coloridos. Abriam-se as portas para a poesia, a prosa e o verso presentes no verbo. Nos portões das escolas apareciam os coloridos dos livros.

Chegada as décadas de 60 e 70 com a tomada do governo pelos militares a educação física se prende aos esportes e a mecanização de movimentos motores, sendo isto parte do processo de controle dos militares do período.

Outro aspecto que contribuiu para os avanços nesse período foi a diversificação de conteúdos delineados após a ampliação das práticas de cultura corporal consideradas relevantes: jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas e ginásticas.

A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva.

A educação moral e cívica e OSPB eram disciplinas que orientavam o ritmo do que deveria ser decorado como aprendizagem para os filhos da classe trabalhadora. A escola pública era assim a referência para um mundo do trabalho não pensante, não militante, não reflexivo.

Em 1987 publica-se a Resolução CFE n° 03/87, instituindo os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). 3. Em 1996 ficam estabelecidas as diretrizes e bases da educação nacional, com a promulgação da Lei n° 9.394/96 (LDB).

Nota-se que o eixo norteador para a melhoria das condições de ensino e a valorização profissional perpassava pela melhoria dos aspectos físicos dos prédios escolares. alunos das Escolas Municipais a integração no contexto social através da preparação para o trabalho.”

No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Neste período a Educação Física era também conhecida por “ginástica”e estava voltada para o controle do corpo individual e, em conseqüência, do social.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Resposta: A educação física nos dias de hoje está ganhando bem mais força, o crescimento das academias e a busca por praticas esportivas é uma mudança notável nos últimos anos. Porém, ainda há muito a ser feito, pois a obesidade e o sedentarismo ainda está presente em boa parte das pessoas.

A crise se baseia na falta de conhecimento que impede os atuantes na área de definir e resolver o dualismo prática/teoria existente. Concluímos que é imprescindível a definição de o que é educação física e que haja uma conscientização, por parte dos profissionais, da importância do seu papel e em solucionar essa crise.

O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851.