Como era a educação física no Egito?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Já no Egito, os exercícios Gímnicos formaram a ginástica egípcia dotada de equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. A existência da ginástica egípcia foi revelada em pinturas nas paredes de tumbas. Mas foi na Grécia que encontramos a civilização antiga que mais contribuiu para a Educação Física.

Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física.

Eram a corrida de caça, esgrima e lutas. Algumas civilizações antigas como a China e Japão desenvolveram as artes marciais. O Egito promovia a corrida, o arremesso e praticava uma atividade semelhante ao que atualmente se conhece como futebol.

Os homens praticavam também a dança acrobática; o atletismo – parte da formação militar -, em uma demonstração do poder real, “sem deixar nenhum traço arqueológico como esporte“; a natação e a pesca no Nilo; as lutas como boxe e combates com espadas e bastões – “apenas em quatro sepulturas da necrópole de Beni Hassan ...

No Egito, como em todo o orien- te, o ensino da escrita era feito pelo escriba.

futebol

O esporte mais popular em todo o Egito é o esporte que também é a paixão nacional dos brasileiros, o futebol. Os dois clubes mais famosos do país é o Al Ahly e o seu rival direto Zamalek SC, o Al Ahly é um dos times mais bem sucedidos de toda a África e já ganhou 20 títulos.

A agricultura era a atividade econômica fundamental do Egito Antigo. No entanto, os egípcios também faziam trabalhos voltados para o artesanato, pecuária, pesca, caça e extração mineral. A área fértil às margens do rio Nilo ofereceu excelentes condições para a agricultura.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. Seus objetivos?

Na Grécia Antiga, a atividade física esteve presente em modalidades como o atletismo, nos diversos jogos olímpicos como salto, corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo, na luta, o pentatlo, o pugilismo, o pancrácio, e modalidades equestres.

O Início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851(Ramos, 1982).

No antigo Egito, por volta de 1500 a.C., os faraós faziam exibições públicas para demonstrar suas habilidades na caça e no arco-e-flecha. Corridas, lutas e jogos com bola também podem ter sido praticados durante as antigas dinastias egípcias e chinesas, milênios antes do início da era Cristã.

A dança do ventre é uma das manifestações culturais egípcias mais reconhecidas mundialmente. Também chamada de 'raqs sharqi', a dança tem um importante papel na cultura do país desde o Antigo Egito. Apesar de ter sido originada no Egito, a dança do ventre é praticada em várias partes do mundo.

Lem- bramos que a ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas, tais como o equilíbrio, a força, a flexibili- dade. No entanto, foram os antigos gregos os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não apenas como forma de treino militar.

A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas.

No Egito, o sistema educacional é diferente do Brasil. Aqui existem 3 tipos de escolas: pública, privada nacional e internacional.

As escolas funcionavam como templos e em algumas casas foram frequentadas por pouco mais de vinte alunos. A aprendizagem se fazia por transcrições de hinos, livros sagrados, acompanhada de exortações morais e de coerções físicas.

Circunavegação da África e controle de cheias. A medicina não foi a única ciência em que os egípcios se desenvolveram. Eles foram engenheiros notáveis em química, construção civil, naval e hidráulica.