Como era a economia do Brasil no período colonial?

Perguntado por: aalvim4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Esse período foi marcado pela exploração das riquezas brasileiras, pelo latifúndio e monocultura, bem como pelo trabalho escravo de nativos indígenas e africanos, dos trabalhadores livres e alforriados, e, por fim, pelo comércio exterior que conduziu toda a exploração.

O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1822. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.

O Brasil foi responsável pelo fornecimento de matérias-primas em diferentes períodos: pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, café.

A primeira e principal atividade econômica desenvolvida no Brasil durante o Período Pré-Colonial foi a extração do pau-brasil, madeira avermelhada que servia para a fabricação de tintas e móveis.

Monopólio comercial, latifúndio, monocultura exportadora e trabalho escravo de indígenas, mas, sobretudo, de negros.

O período do Brasil Colônia se estendeu de 1500 a 1822, enquanto os portugueses dominaram o território brasileiro. A colonização do Brasil começou com a chegada dos portugueses, em 1500, e a historiografia recente considera o período anterior à colonização efetiva do território como Pré-Colonial, de 1500 a 1530.

Portanto, seria mais preciso referirmo-nos ao processo da chegada dos portugueses como a invenção do Brasil, da qual se sucederam projetos diferentes.

  • Período Pré-Cabralino (~ -1500)
  • Período Pré-Colonial (1500-1530)
  • Período Colonial (1530-1815)
  • Período Imperial.
  • Período Republicano.

Durante a fase inicial da colonização brasileira, a escravidão concentrava-se na mão de obra do indígena. A escravização do indígena aconteceu, principalmente, na extração do pau-brasil.

O início do período colonial foi marcado por disputas territoriais, com destaque para a ofensiva francesa. A França não concordava com a divisão territorial das terras da América entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela, celebrada por meio do Tratado de Tordesilhas assinado em 1494.

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Após anos de enriquecimento para uns e de exploração para outros, o sistema colonial chegou ao fim. Esse fenômeno aconteceu gradativamente em todas as colônias da América, incluindo o Brasil. As causas foram várias, mas a mentalidade iluminista, as contradições econômicas e as revoltas locais foram as principais.

A pecuária e a exploração do ouro foram atividades importantes para a colonização efetiva das áreas do interior do território.

II. Os portugueses vieram ao Brasil junto aos espanhóis para conquistar as terras.

As primeiras atividades complementares implementadas na colônia foram o cultivo da mandioca e atividades pecuaristas. A mandioca era um item alimentar primordial entre os colonos, principalmente os escravos.

A economia colonial brasileira é integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio colonial – Portugal tem a exclusividade do comércio com a colônia –, é altamente especializada e dirigida para o mercado externo.