Como era a divisão do trabalho no Período Paleolítico?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Nesse período aconteceu a primeira divisão do trabalho da História. Os homens eram responsáveis pela caça, pesca e a segurança dos grupos, enquanto as mulheres cuidavam das crianças e da coleta de vegetais e frutos.

Divisão do trabalho na Pré-História
Sendo assim, os homens foram sendo responsáveis pela caça de animais, enquanto que as mulheres foram tornando-se responsáveis pela coleta de alimentos para alimentarem-se e alimentarem seus filhos.

Os seres humanos se organizavam e viviam em pequenos grupos (clãs) entre 30 e 40 pessoas, que eram comandados por um líder (provavelmente o homem mais forte). As relações eram endogâmicas, ou seja, ocorriam dentro do próprio grupo. A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos).

A divisão entre os tipos de trabalho aconteceu a partir da segmentação do trabalho na indústria e nas sociedades capitalistas. No trabalho intelectual, os trabalhadores técnico-científicos são os responsáveis pela organização do sistema de produção e pela submissão dos operários ao sistema de produção capitalista.

Na história da espécie humana, a primeira divisão do trabalho ocorreu entre homens e mulheres, mas tornou-se ainda mais sofisticada com o advento da agricultura e a surgimento da civilização.

Nessa época, os homens viviam em cavernas e sobreviviam com a prática da caça, da pesca e da coleta de frutos. As suas vestimentas eram feitas da pele de animais e serviam como proteção contra as baixas temperaturas do planeta.

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

Durante o paleolítico, os serres humanos eram predominantemente nômades e migravam periodicamente de um lugar para o outro em busca de água e alimentos. Com o auxílio de ferramentas e instrumentos construídos de pedra, osso e madeira, viviam da coleta de plantas silvestre, da pesca e da caça de animais.

Surge em meados do século XVIII com a manufatura e caracteriza o sistema de fábricas. O capitalismo industrial começa quando um grande número de trabalhadores é empregado por um capitalista (Braverman, 1981).

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres. O nomadismo foi uma das principais características do homem do paleolítico que caminhava grande parte de sua vida em busca de abrigo e comida.

Os homens do Paleolítico viviam da recolha de frutos, sementes, bagas, raízes, ovos, moluscos marinhos, da pesca e da caça, praticando uma economia recolectora. Praticavam o nomadismo porque sempre que os alimentos escasseavam deslocavam-se para outros territórios em busca de alimento.

As principais dificuldades encontradas eram a busca por alimentos e proteção física contra outros animais e também contra eventos naturais, como chuvas. Há fortes indícios de que os primeiros humanos eram na verdade coletores, deste modo, era necessário também levar uma vida nômade.

A descoberta e o controle do fogo marcaram a transição do Paleolítico para o Neolítico. Logo após o período em que os primeiros grupos humanos se adaptaram ao ambiente em busca da sobrevivência, o uso do fogo aperfeiçoou as ações desses grupos.

Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de aumentar a produtividade. Isso porque especialização aumenta a eficiência produtiva e permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.

Antes da Revolução Industrial, a produção do trabalho era manufaturada, ou seja, a fabricação de produtos era dividida entre pessoas e máquinas, representada pelo trabalho manual. A maioria da população vivia nos campos, não se tendo grandes meios de comunicação entre pessoas e países.

O trabalhador passa a ser contratado por um comerciante e recebe uma remuneração por uma parte do produto que produziu. Com a chegada das máquinas a vapor, o trabalho não é mais realizado na casa dos artesãos, e sim nas fábricas, sob a supervisão dos burgueses, os quais passaram a receber todos os lucros.

Quais são os principais tipos?

  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;
  • contrato de trabalho autônomo.