Como era a divisão de um feudo?

Perguntado por: aoliveira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras de um feudo eram costumeiramente divididas em diferentes mansos. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais.

Nesta aula, o professor Fábio Carvalho apresenta o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.

Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito ...

Manso Senhorial: que eram as terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo; Manso Servil / Vilas camponesas: que era a área de produção de subsistência dos camponeses (servos); Terras ou Mansos Comunais: o lugar onde os servos podiam coletar madeira, fazer pastagens, e onde ficavam os rios (áreas comum).

A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.

Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.

Política feudal
O poder político no feudo era exercido pelo senhor feudal, que possuía exército, cobrava impostos e distribuía a justiça. No entanto, sua obrigação era proteger os servos e, para isso, construía um castelo fortificado, em torno do qual se desenvolvia a comunidade.

O clero surgiu com a Igreja Católica, na época da Idade Média e do feudalismo. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e são responsáveis pelos cultos.

Principais características do Feudalismo: política, economia, cultura. Conheça! As principais características do Feudalismo estavam principalmente na forma de divisão da sociedade: clero, nobres e servos. O poder estava centralizado no senhor feudal, o dono das terras.

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

Normalmente, os vassalos eram pessoas nobres que firmavam pactos com a realeza, onde esta garantia os recursos para que o vassalo desempenhasse a sua obrigação de ajudar a defender as terras do seu suserano. Os vassalos também podiam se transformar em suseranos, sem que perdessem o título de vassalos.

A diferença entre vassalo e o servo é basicamente a ordem hierarquica que eles ocuparam. o primeiro era o mais poderosos mesmo sendo serventes, en quanto que o segundo era quasi um escravo.

O sistema de vassalagem foi uma forma de organização social baseada em laços contratuais de fidelidade e trabalho servil, na dependência de um senhor em troca da sua protecção, que envolvia uma prestação de direitos e obrigações entre ambas as partes.

O feudo possuía três partes básicas: o feudo senhorial (compreendia o castelo e as terras de uso exclusivo do senhor), o feudo servil (composto de vários lotes de terra, chamados de tenências, que eram concedidos aos servos em troca de pagamento de tributos) e o feudo comunal (composto de pastos e bosques).

Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele.