Como era a dança na década de 50?

Perguntado por: lgonzaga2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Entre 1930 e 1950, as danças latinas popularizaram-se no mundo inteiro: primeiro o mambo, a rumba e a conga; Na década de 50, surgiram o merengue, o calipso e o cha-cha-cha. Por volta de 1950, explodiu o rock-and-roll; no início da década de 60 foi a vez do twist e do hully-gully.

O ritmo twist foi uma dança inspirada pelas músicas do rock and roll dos anos de 1960.

As evidências mais antigas de dança remontam a pinturas rupestres encontradas em cavernas na Índia e na África, datadas de cerca de 9.000 anos atrás. Essas pinturas retratam figuras humanas em poses dançantes, sugerindo que a dança já era uma forma de expressão artística e social na antiguidade.

Cada dança antiga expressava um sentimento particular. A emmélie e a gymnopédique eram danças lentas e sérias que traziam um sentimento trágico. Pyrrhics e sicinnis, danças mais rápidas, expressaram um sentimento satírico. Por fim, cordace e hyporchème, danças vivas e energéticas, expressaram a alegria dos dançarinos.

Com o surgimento das discotecas na década de 1970, a dança de salão se tornou ainda mais popular, com uma grande variedade de novas danças sendo criadas, incluindo o hustle, o salsa e o cha-cha-cha. Hoje, a dança de salão continua a ser uma forma popular de entretenimento e expressão artística em todo o mundo.

Na década de 1980, o Jazz Dance era considerado a dança mais popular do Brasil. Se você viveu intensamente essa época, na certa já fez aulas de Jazz, dançou muito esse ritmo e/ou assistiu aos principais artistas nacionais coreografando passos dessa modalidade nos palcos ou na TV.

Muitas foram as dançarinas destaque na dança do ventre durante os anos 60 e 70, considerada a Era de Ouro do estilo, como Souhair Zaki (Egito) e Nadia Gamal (Egito), posteriormente, outra egípcia também fez sucesso, Fifi Abdou.

A hipótese apresentada por Bourcier é a de que os primeiros ritmos teriam surgido de percussões, e de que a partir desses ritmos, o próprio corpo humano passou a se movimentar de forma ritmada. Desde então, a dança vem atravessando gerações, e divisões e subdivisões vão sendo criadas dentro dessa prática.

A década de 60 é considerada um período de ebulição na música brasileira. É quando passam a coexistir o samba, o jazz, a bossa nova, o sertanejo de raiz, a moda de viola, o baião nordestino, o rock e outros. Esse período é considerado um marco para o cenário da música nacional.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

Os primeiros passos de dança surgiram na pré-história devido à necessidade de comunicação entre os homens das cavernas. A dança primitiva também foi usada para rituais e oferendas durante o Período Neolítico, como colheitas, preparação para guerras e ritual de passagem para a vida adulta.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

A origem e evolução da dança

  • Dança Primitiva. Chamamos dança primitiva aquela que surge de maneira espontânea e é praticada por uma comunidade. ...
  • Danças milenares. ...
  • Dança na Europa Ocidental. ...
  • Dança no Renascimento (sécs. ...
  • Dança no Romantismo (séc. ...
  • Dança Moderna (séc. ...
  • Dança Contemporânea (sécs.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

As danças folclóricas são expressões culturais que envolvem movimentos corporais coreografados, vestimentas e músicas. Essas manifestações desenvolvem sentido de pertencimento a determinada identidade cultural. Por meio dessas danças populares, as tradições regionais são compartilhadas e ensinadas.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.