Como era a cidade de Gileade?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.

Um ramo da tribo de Manassés, descendendo de Gileade, ou habitando em Gileade (Nm 26.29 – Jz 12.4 – 2 Sm 17.27 – 1 Rs 2.7 – Ed 2.61 – Ne l. 63).

Gileade, é lugar de valentes. De pessoas dispostas a vencerem. Pessoas que não se conformam com o mal. Que querem a cura da alma, do espírito.

O bálsamo de Gileade é uma planta real que foi mencionada em algumas oportunidades na bíblia e era muito usada pelos hebreus para fins medicinais e cosméticos.

A série é ambientada na República de Gilead, um território parte de onde era os Estados Unidos anteriormente. Com as taxas de natalidade em declínio, um golpe estabelece Gilead como uma sociedade teocrática que configura uma nova forma de divisão da sociedade.

Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio. Salomão designou um preposto em Ramote-Gileade para cuidar das provisões de alimentos para o rei, provenientes das cidades de Gileade e Basã.

Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado. Como ensinamento, o bálsamo representou as tentativas humanas a fim de evitar a destruição, causada pelo pecado, sanada somente pelo espírito. Assim, Deus era o bálsamo da salvação, o qual todos precisavam.

Recordai-vos de que eu sou osso vosso e carne vossa, sangue do vosso sangue!”… Tinha ele trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamada até nossos dias de Havot Iair, Povoados de Jair e se situam nas terras de Guilad, Gileade. Ele tinha trinta filhos e trinta filhas.

Jeremias 8:22 (Há um bálsamo em Gileade) - Bíblia.

A terra de Tobe era um território ao oriente de Gileade, onde Jefté se refugiou quando foi expulso de casa pelos seus meio-irmãos (Jz 11.2), e onde permaneceu à frente de um bando de aventureiros, até que o foram buscar àquele sítio os anciãos de Gileade (Jz 11.5).

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”.

Era uma substância aromática, usada para cheirar bem e para tratar feridas. No Antigo Testamento, bálsamo era um dos ingredientes do incenso (perfume) especial produzido para ser usado no templo de Deus (Êxodo 30:34-35).

Jefté significa 'Deus abre' ou 'Deus livra' a princípio, mas também admite algumas outras traduções que sugerem 'o Senhor proporciona' ou 'o Pai perdoa' enquanto acepções possíveis.

É obtido da planta Commiphora gileadensis, apresenta uma cor amarelada e destaca-se pelo seu cheiro intenso.

A República de Gilead, ou simplesmente Gilead, é um estado autoritarista e teocrático, implantado em parte dos Estados Unidos após um golpe orquestrado pelos Filhos de Jacó. Grosso modo, Gilead seria uma versão judaico-cristã do Estado Islâmico, mas sem a ideia da jihad.

Presidente da Gilead Brasil, Christian Schneider opina que a chegada das profissionais e a entrada da farmacêutica na oncologia tornará a organização mais completa e complexa.

Na Bíblia, "Gileade" significa o "monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31:21), uma região montanhosa a leste do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia. Também é referido pelo nome aramaico Jegar-Saaduta, que carrega o mesmo significado que o hebraico (Gênesis 31:47).

Maquir, filho de Amiel, e pai de Gileade. No relato da Torá sobre a jornada dos israelitas após o Exodo, Maquir (o indivíduo) é retratado como conquistador dos territórios conhecidos como Gileade e Basã, que tinham sido previamente ocupados por amoritas.