Como era a arte renascentista?

Perguntado por: lmarinho7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Como é a arte renascentista? A arte renascentista é um estilo que nasceu com a proposta de recriar a realidade, o que foi feito por meio de técnicas avançadas que espelhavam, com perfeição, as figuras humanas, assim como também retratavam a natureza.

A Arte no Renascimento. Em termos artísticos o Renascimento vai suceder ao Gótico, e como característica principal tem a sua aproximação à Antiguidade. Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações.

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar. Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.

No âmbito da arte, o Renascimento significou a criação de novos gêneros de pintura e escultura, para dar resposta ao novo gosto da sociedade daquela altura. As primeiras manifestações no âmbito artístico surgiram em Florença, na Itália. Foram construídas várias obras arquitetônicas que permanecem até hoje.

As obras criadas pelos artistas renascentistas tinham como principal característica o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo, além do racionalismo, cientificismo, naturalismo, universalismo e hedonismo.

Dentre suas principais características e em oposição ao pensamento medieval, o renascimento valoriza a racionalidade e o antropocentrismo, colocando o indivíduo acima dos dogmas católicos.

Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.). Um ótimo exemplo desta visão de mundo foi Leonardo da Vinci que, além de ser pintor, também desenvolveu trabalhos e estudos em várias áreas do conhecimento.

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

c)Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a Idade Média e se inspirar nas obras dos gregos e romanos, eles estavam fazendo renascer a cultura. Daí o termo Renascimento.

Qual era a fonte de inspiração dos artistas renascentistas? A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

A arquitetura renascentista é aquela que compreende os séculos XIV e XVI, materializando-se durante o período do Renascimento europeu. Desenvolvida inicialmente em Florença, por Filippo Brunelleschi, essa arquitetura tinha como princípios a simetria, a proporção, a geometria e a regularidade.

As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica.

O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.

  • Leonardo da Vinci
  • Michelangelo
  • Rafael
  • Donatello
  • Sandro Botticelli
  • Filippo Brunelleschi

Entre elas: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.

Assim, o renascimento nas artes plásticas se originou, de forma gradual e natural na Itália e foi propagado e abraçado pela Europa e ao redor do globo, modificando e transformando a pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a literatura e a música.

Conheça as obras de arte de quatro artistas do Renascimento e saiba mais sobre este movimento cultural. Certamente você já ouviu falar de Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo.

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

Ainda em relação ao Cinquecento, esse foi o período em que houve um enfraquecimento do movimento renascentista no final do século XVIII, principalmente, na cidade da Itália. Isto ocorreu devido às grandes descobertas marítimas, do movimento de Contrarreforma e atuação da Inquisição.