Como era a arte contemporânea nos anos 60 e 70?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Resposta verificada por especialistas. A arte contemporânea surgiu justamente nos anos 60 a 70, é uma forma de arte pós-moderna com tendências espaciais, como as artes 3D, o contexto do surgimento desse tipo de arte foi a viagem do homem ao espaço e a corrida tecnológica da guerra fria.

Fotorrealismo

Fotorrealismo
O fotorrealismo surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 e teve como principal proposta replicar a fotografia do modo mais realista, exato e preciso para a pintura. Entre os artistas desse estilo, Chuck Close e Gerhard Richter foram os seus representantes mais famosos.

Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.

Verifica-se no cenário internacional das artes plásticas, já no começo da década de 1960 o abandono das linguagens abstratas, geométrica e gestual, e retorno da figura, ou melhor, uma apropriação da figura como fez a Pop Arte com as imagens divulgadas pelos mídia transformando-as em naturezas mortas da sociedade de ...

Posteriormente, a Arte Urbana surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 70, com uma característica dinâmica e temporária. Dessa forma, surgiam os demais estilos de Arte Urbana, partindo da arte escrita, cantada e musical, como o hip hop que apareceu em meados dos anos 60/70 na cidade de Nova York e Berlim.

A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. A Pop Arte já havia transformado o cenário da arte na Inglaterra e nos Estados Unidos, destacando artistas como Roy Lichtenstein, Andy Warhol e Robert Rauschenberg.

MINIMALISMO (anos 1960-1970)
O movimento minimalista surgiu em Nova York quando um grupo de jovens artistas começou a questionar as obras excessivamente expressivas de artistas expressionistas abstratos.

A Arte Conceitual teve como inspiração principalmente os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano das pessoas, e reapresentados como elementos do processo criativo Nesse caso, o artista havia privilegiado a idéia, em detrimento do objeto, já que esse podia ser facilmente encontrado na sociedade.

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

Sua principal característica é justamente estar em constante evolução, sempre aplicando novas técnicas e ideias para desafiar os padrões tradicionais da arte. A arte contemporânea é marcada pela valorização para além da obra em si, mas também da percepção do artista no momento de criação.

Movimentos da Arte Contemporânea
Arte Conceitual; Arte de Novas Mídias; Arte Digital; Arte povera (poor art);

Iniciou aproximadamente por volta de 1870 até os anos de 1960 ou 1970. . Arte Contemporânea conta a partir dos anos 1960 ou 1970 até este minuto. 1970 é o ponto de corte por dois motivos.

Podemos considerar que a arte contemporânea começa a dar frutos a partir de movimentos como a pop art e o minimalismo, que tiveram como solo fértil os EUA na década de 60.

No Brasil,os anos de 60 e 70 foram reconhecidos como anos de mudanças, as quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade, nos comportamentos políticos e nas manifestações culturais.

Os anos 60 foram marcados pelo início da ditadura militar no Brasil e por revoluções que deixaram muitas lições para a história. A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Em específico na música brasileira houve uma revolução em forma de protestos.

Os festivais da canção, o Tropicalismo, o Cinema Novo, o Teatro Opinião entrariam em voga como peças de um mesmo contexto.

Foram durante os anos 60 e 70 do século passado que trouxeram os ideais do grafite, com temas da transgressão e da contracultura, um movimento que criticava e questionava a cultura determinante de uma cidade. Essas características embasaram e movimento e existem até hoje, na atualidade.

Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 1950 e 1960, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. A expressão “arte concreta” foi elaborada por Theo van Doesburg (1883-1930), artista plástico ligado ao suprematismo e à escola De Stijl (O Estilo).

Origem da Arte Urbana
Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e tem um caráter dinâmico e passageiro. Então normalmente é associada à fotografia, que permite seu registro duradouro.

A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX através de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e à complexidade da arte moderna. Ela recusa a separação entre arte e vida.

RESUMO: A década de 60 foi revolucionária e turbulenta. Ocorreram importantes fatos sociais e mudanças tecnológicas. A libertação das mulheres ganhou força nesse período. Na esfera da comunicação visual ocorreu o movimento estilístico conhecido como Arte Pop, do qual participou Roy Lichtenstein.