Como era a aparência de Maria mãe de Jesus?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na reconstituição, ela teria cabelos castanhos, na altura do ombro, o rosto seria fino, sobrancelhas grossas e olhos também castanhos.

Maria era uma camponesa e quando jovem vivia longe do centro religiosos de Jerusalém, com seu templo, sua aristocracia sacerdotal e riqueza. Segundo os historiadores, Maria não deve ter recebido nenhuma instrução formal. A educação judaica, centrada no estudo das Escrituras, era só para os meninos.

À respeito dos olhos de Nossa Senhora, os videntes relataram que eles são maravilhosos, grandes e azuis claros; os cílios são delicados, de cor natural. As sobrancelhas são finas e escuras. O nariz é bonitinho, proporcional ao rosto.

A imagem, desejada pelo iniciador da devoção e esculpida por José de Almeida, apresentava a Virgem Maria, medindo seis palmos de altura, com a mão direita erguida abençoando, e, no braço esquerdo, o Menino Jesus.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).

O chamado de Maria
A história de Maria no livro de Lucas começa com a aparição do anjo Gabriel, o mesmo anjo que aparecera anteriormente a Zacarias no templo (ver Lucas 1:11, 19, 26). Quando Gabriel aparece, Maria é uma jovem que estava noiva de José (ver Lucas 1:27).

Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.

Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.

E isso tem um profundo significado, ligado ao anterior: Jesus é o Mestre, Jesus é quem guia, Jesus é quem abre os caminhos. Maria só é “Nossa Senhora” por causa de Jesus e em função de Jesus. Quando ela passa à frente, na verdade ela está colocando Jesus à nossa frente.

Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus. "Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena.

Na reconstituição, ela teria cabelos castanhos, na altura do ombro, o rosto seria fino, sobrancelhas grossas e olhos também castanhos.

Cristão ou não cristão, católico ou não, provavelmente, todos conhecem ou, pelo menos, já ouviram falar sobre Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Também conhecida como Nossa Senhora ou Virgem Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe de Seu filho é uma das personalidades mais marcantes da história.