Como era a alimentação nos tempos bíblicos?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Vários alimentos eram obtidos desse modo pelos servos de Deus, e, assim, faziam as comidas. Eles também tinham hortas, gado e árvores frutíferas. Durante o dia, havia basicamente duas refeições. O desjejum ocorria entre as nove horas da manhã e o meio-dia, com frutas, pães e queijo.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras – como todo mundo, naquela época.

comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã." Isto, porém, não implica necessariamente que os israelitas foram alimentados exclusivamente de maná. Eles tinham rebanhos numerosos que lhes davam leite, queijo e, é claro, um suprimento limitado de carne.

Ele vem saciar uns e outros da liberdade divina. Todos são convocados à mesa do Senhor. O acontecimento se apresenta em primeiro lugar como uma refeição do anoitecer, um jantar e uma refeição de pobre.

Almofadas ou "tatames" especiais eram usados para acolchoar o chão em volta do triclínio. Para comer, os convivas se reclinavam sobre seu braço esquerdo e manuseavam alimentos e bebidas com a mão direita.

No passado a alimentação das pessoas era bastante simples. Os carboidratos utilizados eram basicamente complexos, ou seja, provinham de alimentos com alto teor de fibra e baixo índice glicêmico. A maioria das preparações eram assadas e preservavam a qualidade nutricional, o que proporcionava uma digestão bem lenta.

14 Porquanto é a vida de toda carne; o seu sangue é pela sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.

Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.

Daniel 1:1–7—Daniel e os amigos são educados na corte do rei. Daniel 1:8–16—Eles comeram legumes e recusaram o vinho do rei. Daniel 1:17–21—Deus deu-lhes conhecimento e sabedoria.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Peixe como símbolo da prosperidade
A prática era base da economia da época e, na cidade de Jerusalém, por exemplo, havia um grande mercado. Na Bíblia, Mateus (14:13-21) também narra um famoso milagre, o da multiplicação, onde cinco mil pessoas, em meio ao deserto, só tinham cinco pães e dois peixes para se alimentar.

das Tâmaras. sabor da vitória e das conquistas em Deus.

Mas Jesus escolheu realizar sua Última Ceia como refeição da Páscoa, de acordo com um calendário judaico anterior".

Misturar carne com leite no judaísmo é como misturar severidade (guevurá) com bondade (chessed) A carne — vermelha lembra o rigor, a severidade. O leite — branco lembra a bondade. Estas são duas forças opostas que não devem ser misturadas.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras '. As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

De acordo com as leis da Torá, os únicos tipos de carne que podem ser ingeridos são gado e caça que tem cascos fendidos e ruminam: touros, vacas, ovelhas, cordeiros, cabras, vitela e gazela.

Na passagem bíblica, vemos Jesus diante a uma grande mesa com alimentos (pão e frutas) e vasilhas de bebidas, junto com os doze apóstolos. E por que será que esta cena tão marcante está ao lado da mesa de jantar de uma família? Para abençoar a família, irá dizer a maioria das pessoas.

Que nossa refeição seja sagrada, que seja o lugar do nosso encontro com Deus e da partilha do que temos com os que não têm, e da multiplicação das graças e das bênçãos de Deus em nossa vida!

  • Trigo: Chesed-Bondade.
  • Cevada: Guevurá-Severidade.
  • Uvas: Tiferet-Harmonia.
  • Figos: Netzach-Perseverança.
  • Romãs: Hod-Humildade.
  • Azeitonas: Yesod-Fundação.
  • Tâmaras: Malchut-Realeza.

De acordo com a tradição judaica do casamento, o vinho fermentado era sempre servido em casamentos. Se Jesus tivesse feito apenas suco de uva, o mestre da festa certamente teria reclamado. Em vez disso, ele disse que o vinho era melhor do que o servido anteriormente, estava “muito bem”.