Como era a agricultura dos terraços?

Perguntado por: ahernandes6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O terraceamento é uma técnica agrícola que consiste na construção de grandes faixas niveladas em encostas de terrenos muito íngremes. Olhando do alto, é como se fossem grandes degraus construídos nas montanhas.

Terraceamento, também chamado cultivo em terraços ou cultivo em socalcos, é uma técnica agrícola e de conservação do solo empregada em terrenos muito inclinados, permitindo o seu cultivo e, simultaneamente, o controle da erosão hídrica.

Assentados principalmente em oásis e vales de Alto Loa, na região de Antofagasta, esses povos aprenderam a técnica dos terraços artificiais dos incas, que lhes ensinaram como aproveitar a água e cultivar os escassos terrenos férteis existentes em suas elevadas altitudes.

Inventada pelos Incas que viviam nas montanhas da América do Sul, o terraceamento, também conhecido como cultivo em terraços, é uma técnica agrícola geralmente utilizada na criação de terraços através do parcelamento de rampas niveladas no solo.

O terraço pode ser considerado como um tipo de quintal localizado na parte mais alta de prédios e casas. É uma estrutura que, geralmente, é feita para receber luz solar direta, não possuindo cobertura ou com cobertura parcial.

A agricultura de jardinagem é uma técnica milenar de cultivo, muito empregada em terraços no sul da Ásia. A agricultura de jardinagem é um tipo de agricultura de subsistência, cuja aplicação mais comum é realizada no sul do continente asiático, mais precisamente nas áreas onde predomina o clima de monções.

Resposta verificada por especialistas
O sistema de terraços utilizado pelos Incas facilitava a agricultura devido ao sistema de irrigação e aumentava a área útil de plantio.

Economia inca
O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes. Os incas criavam lhamas, que serviam para o transporte; alpacas e a vicunhas, das quais obtinham a lã e a carne.

Os tipos de terraço se diferenciam por função, largura de base, processo de construção e perfil do terreno.

  1. Terraços por função. Temos o terraço em nível ou infiltração e terraço em desnível ou escoamento. ...
  2. Terraços por largura de base. ...
  3. Terraços por processo de construção. ...
  4. Terraços de acordo com o perfil do terreno.

A técnica do terraceamento foi desenvolvida pela civilização Inca, que enfrentava dificuldades geográficas de se estabelecer em uma região montanhosa e, ao mesmo tempo, muito chuvosa. Por isso, desenvolveu essa forma de produzir os seus alimentos, que foi utilizada por cerca de um século.

Isso inclui piscina, área coberta, espaço gourmet e equipamentos de TV e som. O terraço ainda pode receber uma lareira ou um espaço para fogueira.

Os indígenas denominam de "roça" ao plantio da maniva (mandioca) e de outros tubérculos como a macaxeira, o cará, a batata-doce, o tajá e outros. Quando o cultivo é diferente do anteriormente relacionado, eles fazem questão de relacionar, como exemplo "roça de milho" (Frikel, 1959).

A agricultura era uma prática conhecida pelos nativos, que cultivavam a mandioca, o amendoim, o tabaco, a batata-doce e o milho, além de realizarem o extrativismo vegetal em diversos outros cultivares da flora local, como o babaçu ou o pequi, quer para alimentação quer para subprodutos como a palha ou a madeira, e ...

O crescimento da agricultura exigia que extensas áreas naturais fossem convertidas em lavouras e pastagens. Práticas inadequadas causaram severos impactos ambientais, como erosão e assoreamento. Mas as fazendas não produziam o suficiente para atender à demanda interna.

O terraceamento na agricultura é uma prática agrícola que serve para reorganizar as fazendas ou transformar as colinas em fazendas por meio da construção de plataformas com sulcos específicos. Essas plataformas são chamadas de terraços.

Numa região com condições adversas para o cultivo de alimentos por causa da altitude e das montanhas íngremes, os incas cavaram terraços em curvas, pensados e plantados de maneira a receberem mais sol ou vento ou umidade.

Terraços agrícolas – Machu Picchu
Os Incas construíram terraços agrícolas ao longo de todo o seu vasto império. O objetivo era ganhar terras para a produção agrícola.

O processo de terraceamento utiliza escavação e movimentação da camada superficial do sulco para formar terraços adequados ao cultivo. A prática permite a retenção da água em cada camada, reduzindo sua velocidade ao descer morro abaixo, possibilitando uma distribuição mais uniforme em cada nível.

Terraço («recinto descoberto sobre um edifício ou ao nível de um dos andares», o mesmo que terrado, eirado ou plataforma) provém directamente da palavra provençal "terrasa" (que, por sua vez, derivou do latim 'terra', «terra»).