Como era a academia antiga?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A Academia era formada de uma biblioteca, uma residência e um jardim e, é tida como a primeira universidade da Europa. Oferecia um currículo de matérias tais como astronomia, biologia, ciências políticas e filosofia. Aristóteles foi o aluno mais famoso da Academia.

Na Itália do renascimento, em Florença, o pintor e arquiteto Vasari (1511-74) fundou, em 1563, aquela que pode ser considerada a primeira academia dos tempos modernos.

A ideia da primeira academia de verdade foi do sueco dr. Jonas Gustav Vilhelm Zander. Ele iniciou os estudos na Universidade de Uppsala, concluindo seu curso no Instituto Karolinska, em 1864. Ainda no meio acadêmico, organizou e desenvolveu estudos direcionados para tratamento médico através de máquinas especiais.

As academias surgiram ainda na Grécia Antiga, em 387 antes de Cristo, quando Platão resolveu fundar uma escola livre perto de Atenas, nos jardins dedicados a Academus. Tal prática se disseminou pela região e vigorou por novecentos anos.

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

O termo Academia provém do grego Akadémia, um bosque de oliveiras e plátanos próximo a Atenas, onde o herói Academus freqüentava e onde depois Platão instalou sua Academia, um lugar destinado a ensinar filosofia a adultos letrados, uma espécie de ensino pós-graduado, cujo nome se generalizou para denominar sociedades ...

Fabíola, existe uma pequena diferença entre as palavras academia (sem acento), nesse caso, a academia na qual você se referiu e acadêmia (com acento), nesse caso, a acadêmia que você escreveu em parte do vídeo de sua aula.

Desse modo, o aumento do metabolismo causado pela prática de atividades físicas realizadas na academia também é um dos benefícios, pois ajuda o organismo a trabalhar de forma mais eficiente, fazendo com que o corpo continue gastando energia — e calorias — mesmo quando se está parado.

Algumas características são essenciais para que uma academia seja considerada low cost. Amplo espaço, grande quantidade de equipamentos diversos, aulas mais “livres” de supervisão.

A Academia era uma comunidade constituída pelos membros mais avançados e pelos jovens estudantes com diferentes graus de desenvolvimento. Somente aqueles que podiam se sustentar por um número considerável de anos se tornavam membros da Academia.

Low cost, full service, boutique e academia de nicho. Esses são os quatro tipos de academia que existem dentro do mercado fitness, cada modelo de academia possui suas particularidades e, claro, vantagens e desvantagens.

O surgimento da musculação é bem mais antigo do que imaginamos. Há achados históricos em pedra talhada, datados de 1896 a.C., onde pessoas utilizavam exercícios com pesos. Paredes de capelas funerárias do Egito mostram que, há 4.500 anos atrás, homens utilizavam pesos para se exercitar.

Apesar do século 19 ter pavimentado o caminho para a musculação, sua prática só ganhou credibilidade no século XX, mais especificamente em 1939, quando ocorreu a regulamentação do Culturismo feito pela American Athetic Union.

No Brasil, foi em 1914, em Belém, que surgiu a primeira academia em moldes comerciais, com a atividade de jiu-jitsu ensinada pelo japonês Conde Koma. Em 1925, no Rio de Janeiro, o português Enéas Campello montou um ginásio onde era oferecido halterofilismo (levantamento de peso e culturismo) e ginástica olímpica.

Gustav Zander inventou os aparelhos de ginástica das academias.

Como esporte, a atividade se origina também há muito tempo, adaptada como exercício de competição ainda no século XIX. Eugene Sandow, considerado pai da musculação, foi o primeiro homem a tornar do exercício uma prova, tendo como objetivo mostrar que vencia quem tivesse os maiores e melhores músculos.

Resposta verificada por especialistas
A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva.

Treinos de força para iniciantes incluem:

  • Exercícios de peso corporal, como flexões e agachamentos;
  • Movimentos com elástico de resistência;
  • Séries com pesos livres, que podem ser de academia, de anilha ou até mesmo objetos como latas de conserva;
  • Utilização de aparelhos fixos, como uma máquina de flexão de pernas.

Sua preparação incluía a prática de esgrima, o manejo do arco e flecha, as marchas, a corrida a pé, a equitação (como o adestramento e as cargas praticadas nas guerras) e os jogos, representados pelos torneios e pelas justas, além de outras provas de menor representatividade.