Como enxergar na neblina?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Portanto, a única opção é usar os faróis de condução para auxiliar. Mas, estes faróis devem ser usados de uma forma específica nessas situações. A visibilidade diminuirá acentuadamente no nevoeiro, então use os faróis baixos, pois a neblina muito densa não permite o uso de faróis altos.

Por definição, só pode ser considerada neblina quando a visibilidade horizontal é prejudicada em uma distância de até 1000 metros. Sabemos que a condensação (ou liquefação) é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido.

Uma dos principais recomendações na neblina é reduzir consideravelmente a velocidade. Isso é importante porque, caso haja necessidade de usar os freios, a frenagem será mais segura, podendo evitar choque com o obstáculo à frente, seja outro veículo ou desvio. Já nas rodovias, a obrigação é dirigir com o farol baixo.

As ruas ficam escorregadias, a visibilidade nem sempre é boa e o carro, se não tiver boa manutenção (pneus carecas, por exemplo), pode provocar um acidente. Nos dias chuvosos ou sob forte neblina, o cuidado deve ser redobrado para garantir a segurança de motorista, passageiros e pedestres.

Faça sua cotação online

  1. Usar os faróis de neblina.
  2. Utilizar os faróis de condução.
  3. Não ligue o pisca alerta.
  4. Mantenha uma distância segura.

Disponível em todos os carros do mercado há um bom tempo, a luz de neblina é importantíssima para manter motoristas e passageiros de um veículo seguros. Podendo ser usado apenas em trechos rodoviários, esse farol ajuda a enxergar o melhor possível em ocasiões de neblina.

O farol de neblina também não tem em todos os carros, pois é um farol complementar ao convencional. Sua luz não é focada, ela se espalha e fica bem próxima do chão. De maneira oposta ao farol de milha, o farol de neblina tem característica de iluminar o que está mais próximo ao carro e à lateral da via.

Não mais. Se estivéssemos em 2020, daria para dizer que o “farol de LED é permitido”, porém desde 2021 entrou em vigor uma lei que proíbe a troca de lâmpadas halógenas originais por lâmpadas de LED.

Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando aquela fumaça branca que nos atrapalha a enxergar o que está a nossa frente.

Os períodos de maior incidência são o começo da manhã e a madrugada.

A neblina pode acontecer em qualquer época do ano, mas durante o outono e inverno esse fenômeno é mais frequente, principalmente de madrugada e no começo da manhã.

A neblina é um fenômeno atmosférico. É formada pela suspensão de minúsculas gotículas de água numa camada de ar próxima ao chão. Comum em lugares frios, úmidos e elevados, ocorre devido à queda da temperatura e à consequente condensação do vapor d'água junto ao solo. É uma nuvem em contato com ou próxima do solo.

O QUE MUDA – Com a nova redação do art. 40 do CTB, que trata do uso de luzes, o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa à noite e mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos, você deve reduzir a velocidade rapidamente. Em caso de ventos transversais ao carro, abra as janelas e fique sempre atento. Nunca faça movimentos repentinos, eles podem causar a perda de estabilidade.

Baixa velocidade
Nunca dirija em alta velocidade sob chuva ou neblina. Em caso de chuva moderada, mantenha a velocidade máxima equivalente a 80% do limite da via. Em temporais, ande ainda mais devagar.

O farol de neblina está localizado abaixo dos faróis principais, bem na parte inferior do veículo, justamente para facilitar a visibilidade por baixo da neblina. Por ser de curta extensão de luz, o farol de neblina não pode ser utilizado como substituto ao farol baixo.