Como enxergamos física?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.

Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Para os físicos, nessas situações a luz caminha em linha reta.

A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens. Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos.

Faça uma musculação com os olhos
Sem esforço, olhe para todos os lados durante dez segundos. Com isso, faça três repetições para cada direção. Logo, você sentirá que sua visão está mais relaxada. Por isso, essa técnica é indicada depois de muito tempo olhando para um ponto, como o computador ou celular.

A cegueira física é uma das maiores dificuldades e desafios pelas quais um indivíduo pode passar, sua incapacidade de enxergar pelas vias físicas o leva a desenvolver outras habilidades para construir sua sobrevivência cotidiana, uma limitação o leva a evoluir espiritualmente, contribuindo imensamente para o ...

O professou explicou como funciona o sistema de visão. Uma vez a imagem captada no globo ocular, ela é transmitida para o cérebro, na parte inferior do órgão. Os olhos são a parte mais complexa da visão humana.

Ele capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina, que são estimulados pela luz projetada em objetos. Essas imagens que se projetam dentro do nosso olho são invertidas – estão de cabeça para baixo. É o nosso cérebro que faz a inversão da imagem, colocando-a na posição real.

Após passar pela pupila, a luz atinge o cristalino, a chamada lente do olho. Ele permite que você veja objetos próximos ou distantes sem perder o foco. Depois de atravessar o cristalino, o impulso luminoso chega invertido à retina, a camada sensível à luz que fica no fundo do olho.

A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.

Ao chegar na retina, existem algumas células bem pequenas que emitem informações para o cérebro: os bastonetes funcionam em lugares mais escuros, enquanto os cones se adaptam à luz e são responsáveis pelas imagens coloridas que captamos do mundo.

A maneira como enxergamos o mundo não é algo banal. Isso influencia diretamente na forma como nos relacionamos com os outros e com a vida. Ou seja, nossas ações são produto da nossa visão de mundo. E, quando não estamos satisfeitos com o resultado de nossas ações, em geral, tendemos a pensar em novas ações.

Normalmente, as imagens dos objetos que olhamos diretamente formam-se na região a retina bem na linha que passa pela pupila e pelo centro do cristalino, isto é, pelo eixo do globo ocular. Essa região, chamada de fóvea, é rica de cones, que são as células mais sensíveis à visão das cores.

Cada um dos nossos olhos é uma câmera proverbial, produzindo uma imagem bi-dimensional do mundo exterior a partir da luz projetada na retina. A extensão angular do campo visual nos humanos é em torno de 150° caso ficássemos com a cabeça fixa, sem movimentá-la com o pescoço.

É dentro da retina que as imagens são formadas, nela, existe uma camada de células bem pequenas e sensíveis à luz – os fotorreceptores. Eles são de dois tipos: bastonetes, que funcionam em lugares mais escuros, e os cones, que se adaptam à luz e são responsáveis pelas cores que enxergamos.

E não é difícil imaginar qual: o crepúsculo era um horário especialmente tenso para humanos em estado selvagem. É o momento em que os perigos ficavam menos visíveis. No escuro da noite, tanto predador quanto presa não enxergam nada. Mas na luz fraca do início e do fim do dia, o predador tenderia a levar vantagem.

Forçar a vista nunca é saudável para a saúde dos olhos. São consequências ruins e extremamente desagradáveis, como dor e ressecamento dos olhos, assim como dores de cabeça e visão embaçada. Em alguns desses casos é possível reverter os sintomas dando um descanso para a visão.

Existem vários fatores que contribuem para que nossos olhos se adaptem à escuridão. Os três principais são a pupila, os cones e bastonetes. A pupila é o orifício escuro próximo à parte frontal do olho que permite que a luz entre e forme uma imagem na retina. A íris que é a parte em volta da pupila.

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.