Como enviar um E-mail para um juiz?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Como escrever o e-mail para agendar o despacho com o juiz?

  1. Preencha o campo assunto. Tente fazer um rápido resumo sobre o e-mail que está enviando no campo “assunto”.
  2. Se apresente. ...
  3. Seja objetivo. ...
  4. Coloque os dados do processo. ...
  5. Habilite a função de aviso de recebimento e de leitura.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Portanto, você advogado(a), tem todo o direito de despachar com o juiz sempre que for preciso. Este ato nada mais é do que conversar diretamente com o juiz sobre determinado processo, falar com ele sobre o caso ou alguma petição que você precisa que ele aprecie.

Introdução - seja amistoso, use “Caro / Cara”, “Prezado / Prezada” ou “Exmo. / Exma.” Mensagem - evite: abreviações, emoticons, texto todo em maiúsculas; seja conciso, use formatação tradicional, mencione no texto os arquivos enviados em anexo e leia o histórico de mensagens.

Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”. Sempre tente encontrar o nome de quem vai ler seu e-mail, pois isso torna a mensagem mais pessoal e garante que a pessoa lerá com atenção.

Segue algumas dicas abaixo:

  1. 1- Objetividade. Quanto mais objetiva e reduzida for a petição, maiores chances da apreciação do juiz ser feita com mais cuidado. ...
  2. 2- Seja breve. ...
  3. 3- Evitem repetições. ...
  4. 4- Documentos. ...
  5. 5- Descrição dos fatos. ...
  6. 6- Designer gráfico. ...
  7. 7- Leitura. ...
  8. Quer saber mais dicas como esta?

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

O tratamento “Excelência” deve ser usado aos advogados por disposição legal.

O advogado deve manter a cordialidade e tratar com respeito à parte adversa, sem assimilar emoções de seu cliente. Afinal, ele é também um instrumento do acesso à justiça. É muito importante evitar termos grosseiros ou comportamento exagerado, seja durante as perguntas ou durante a apresentação de provas.

Peça desculpas imediatamente, procure (humildemente) apresentar razões que possam justificar seu erro, e por fim apresente sua proposta de paz. Mas atenção: se o assunto envolver dinheiro, tome bastante cuidado ao redigir a carta. Não hesite em pedir desculpas pelo ocorrido, mas não admita culpa.

A verdade é que o ato de despachar com o juiz é uma prerrogativa do advogado, que se encontra no art. 7 da Lei Federal 8.906/94.

Anexar um arquivo

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Gmail .
  2. Toque em Escrever .
  3. Toque em Anexar .
  4. Toque em Anexar arquivo ou Inserir do Google Drive.
  5. Escolha o arquivo que você quer anexar.

Criar uma conta do Gmail

  1. Acesse a página de criação da Conta do Google.
  2. Siga as etapas na tela para configurar sua conta.
  3. Use a conta que você criou para fazer login no Gmail.

Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo. Em situações em que há troca de diversas mensagens ao longo do dia, não há necessidade de incluir a saudação em cada uma delas.

Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Criar Petição

  1. Crie uma petição preenchendo o formulário abaixo.
  2. Recolha assinaturas. Partilhe a petição no seu mural do Facebook e nos grupos relacionados com o tema da sua petição. ...
  3. Crie uma comunidade ativa em torno da sua petição. ...
  4. Entregue a sua petição aos tomadores de decisão.

Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.

  1. Os fatos são a história do seu cliente e as provas que ele possui.
  2. O direito é a regra jurídica que precisa ser aplicada e que você já sabia ou descobriu estudando e pesquisando.
  3. O pedido é a solução final – e mais algumas formalidades legais.

Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”. Se projeto for aprovado, ministros do Supremo Tribunal Federal poderão ser chamados de "senhor" ou "você" e "tu".