Como envernizar um móvel já envernizado?

Perguntado por: grodrigues5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como envernizar madeira de um móvel antigo

  1. Prepare a madeira que será restaurada. Remova o acabamento velho com o auxílio de um removedor de verniz. ...
  2. Lixe toda a superfície do móvel. Lixe toda a peça de modo a remover todas os defeitos e imperfeições que restarem. ...
  3. Limpe a peça. ...
  4. Aplique o verniz.

Aplique a primeira camada com uma trincha spalter. Deixe secar por cerca de 3 horas e use uma palha de aço para polir. Passe a segunda camada e repita o polimento após secagem. Por fim, aplique a terceira camada de verniz.

Para fazer uma limpeza rápida e duradoura sobre a madeira envernizada além de restaurar o brilho, basta passar um lustra-móveis de boa qualidade. Se houver algum tipo de sujeira engordurada ou que seja mais difícil de remover, limpe a madeira utilizando um pano úmido e que não solte fiapos.

2 - Antes de aplicar verniz na madeira, deverá lixar a superfície para se certificar de que fica perfeitamente lisa e livre de qualquer verniz aplicado anteriormente, se for este o caso. Além disso, é conveniente limpar a madeira para eliminar qualquer sujeira que possa ter.

Após a primeira lixada, a peça de madeira está pronta para receber a segunda camada de produto. Se você pretende usar tinta ou verniz, essa será sua última demão de seladora. Depois que a seladora secar, lixe novamente e a madeira estará pronta para receber o acabamento final.

Se sua madeira está envernizada e você quer pinta-la, a primeira a coisa que você vai precisar fazer é remover esse verniz antigo, principalmente se for uma superfície sujeita a um uso intenso, como por exemplo um piso.

Mesmo que a tinta pareça seca ao toque, a camada mais profunda pode estar retendo umidade. Por isso, o tempo recomendável é: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas.

O verniz marítimo é o melhor tipo para madeira, pois é altamente resistente às intempéries, não interfere na cor original da madeira e pode ser aplicado em superfícies que já tenham sido envernizadas anteriormente.

Um dos mais populares métodos para dar acabamento em madeira o Óleo de Peroba ficou mais conhecido como um lustra móvel. Apesar de pessoalmente ser contra o uso desse material para aplicação sobre peças envernizadas esse é o uso mais comum dele.

Essa aplicação não deve ser feita todos os dias. Nos móveis de madeira com verniz não se deve aplicar produtos químicos, tais como sabão, álcool, lustra móvel e outros. Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção.

Qual tinta usar para pintar madeira envernizada?

  1. Tinta Esmalte Sintético;
  2. Tinta Epóxi;
  3. Tinta Acrílica;
  4. Tinta Látex.

Caso seja um modelo envernizado, você pode usar o brilha móveis mais adequado para o tom da porta: para madeira clara, que não vai deixar manchas, ou para madeira escura. Aproveite para limpar maçanetas e puxadores com um limpador multiuso, que não é agressivo.

Por conferir um visual bem bonito e contar com uma aplicação mais simples, o verniz para madeira é uma excelente escolha para renovar diversos itens! Embora seja frequentemente utilizado em superfícies de madeira, o verniz também pode ser aplicado em cerâmicas e até mesmo concreto.

O primeiro passo para aplicação de verniz é lixar a peça com lixas 150 e 220. Depois dessa etapa, remova a sujeira que ficou na peça com um pano úmido. Você pode umidificar este pano usando a aguarrás.

Escolha as suas lixas
Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 150 ou 180 é ideal.

Verniz: sua aplicação deve ser feita somente com o pincel de cerdas macias; Tinta acrílica (PVA): a tinta deve ser aplicada sob a tutela do rolo de veludo de pelo baixo e/ou pincel de cerdas macias para locais menores.

2 – Lixe toda a peça usando uma lixa nº 80 (grossa) e depois com uma nº 120 (fina). Lixe seguindo o sentido da própria fibra para não fazer arranhões. 3 – Limpe com pano úmido para tirar pó e sujeira e espere secar bem.

A seladora é um produto que deve ser aplicado na madeira antes do verniz, pois sua função é selar os poros da peça, mas sem criar uma película protetora externa.

Lixe toda a superfície da madeira
Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 100 ou 120. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120. A peça deve ser lixada no sentido da fibra para não arranhar e nem deformar a superfície.

Demãos. A quantidade de demãos vai depender muito do tipo de trabalho e do Marceneiro. Geralmente se usa de 2 a 3 demãos caso a Seladora esteja sendo usada de base para um próximo produto como o Verniz ou alguma Cera. Se a Seladora for a escolhida como o último acabamento, é ideal que se passe de 3 a 5 demãos.

Cubra a superfície com uma camada uniforme de tinta à base de água. Quando o primer secar, você já pode pintar a superfície de madeira. Use tinta de base aquosa para uma opção de secagem rápida e levemente brilhante. Despeje um pouco de tinta na bandeja e mergulhe um pincel ou rolo de pintura limpos.