Como entregar um animal para adoção?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Sites para adotar ou doar um animal

  1. Adote Um Gatinho. www.adoteumgatinho.com.br.
  2. Web Animal. www.webanimal.com.br.
  3. Olhar Animal. www.olharanimal.org.
  4. SOS Gatinhos. www.sosgatinhos.com.br.
  5. Miau Net. www.miaunet.com.br.
  6. Cia do Bicho. www.ciadobicho.com.br.
  7. Cachorro Perdido. www.cachorroperdido.com.br.
  8. Segunda Chance.

Protetoras de animais
Nesse caso, os abrigos para animais são a melhor alternativa. Os abrigos cuidam dos animais até que sejam adotados e muitos deles têm lares adotivos onde os cães podem ser integrados até que encontrem outro lar permanente.

Documentos. Para formalizar a adoção é necessário apresentar a cédula de identidade, CPF e o comprovante de residência. Com isso, a entidade controla os processos de adoção e, como muitas delas implantam microchips nos animais, fica mais fácil localizar o adotante caso o animal seja encontrado nas ruas novamente.

Para a adoção dos animais é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de taxa pública de R$ 31,20*. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

Doações materiais
Nem só de dinheiro se vive uma ONG. Muitos outros materiais podem ser reutilizados dentro das instituições como livros, brinquedos, roupas, alimentos, materiais de higiene e limpeza e muitos outros.

As ONGs precisam ter um contador, o que gera um custo fixo mensal que usualmente fica próximo a um salário mínimo. Também neste caso há profissionais que fazem esse serviço de forma pro bono ou até cobrando um valor muito abaixo do mercado por se tratar de uma organização social.

Então sim, o cachorro sente falta do dono quando é doado ou quando o tutor falece. Por isso, é um processo que deve ser feito com bastante cautela para que o cachorro consiga se adaptar a essa mudança da melhor maneira possível. Caso contrário, pode acabar gerando um grande trauma na vida do cãozinho.

Quando a “saudade” é um problema
De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

Fila Brasileiro. Também conhecido como o Mastiff brasileiro, esse é um tipo de cão de grande porte desenvolvido no Brasil. Pode ser bem agressivo e impetuoso, além de ser habilidoso para rastrear. Essa raça foi até proibida em vários países por causa de seu tamanho, temperamento e por ser um dos cães bravos.

Procure um veterinário
O passo mais importante a se fazer com gato encontrado na rua é buscar ajuda de um veterinário. O Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, explica que esse procedimento é essencial para a saúde do bichano e o bem-estar da família. “Sempre é necessário uma consulta médica”, afirma.

A Catland é uma ONG que resgata gatos em situação de risco, maus tratos e abandono nas ruas desde 2012 e hoje mantém cerca de 300 animais divididos entre sede e lares temporários. Já ajudou mais de 5.000 gatinhos desde que abriu as portas.

O primeiro passo é procurar a unidade do Centro de Zoonoses mais próxima à sua casa. Ela pode ter diferentes nomes, dependendo da cidade em que você mora; Verifique se o Centro de Zoonoses de sua cidade possui animais para adoção; Com esses detalhes em mãos, o próximo passo é buscar o CCZ e encontrar seu novo amigo.

ONGS de cachorro em São Paulo

  1. Clube dos Vira-Latas. Com canis, centro hospitalar e enfermaria, o Clube dos Vira-Latas abriga cerca de 500 animais. ...
  2. Adotando um Amigo. Conta com um abrigo com cerca de 80 cães. ...
  3. Cão Sem Dono. Possui dois abrigos que, juntos, acolhem cerca de 400 animais.

Para doar o um bichinho é necessário descrever o máximo de informações possíveis sobre ele. Conhecer a pessoa que está querendo adotar é primordial, assim saberá se ele ficará em boas mãos ou não. As redes sociais surgiram como facilitadora para diversos meios e com a doação de animais não poderia ser diferente.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que, deixar qualquer animal de pequeno, médio ou grande porte, encontrado solto ou amarrado, nas vias e logradouros públicos é crime, causa acidente de trânsito e coloca vidas em risco!

Bicho solto
Ainda segundo a lei 13.131/2001, os cães e gatos soltos nas ruas devem ser recolhidos. Os donos dos registrados são chamados ou notificados para retirá-los no prazo de cinco dias.

O Cão Sem Dono é uma ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL), sem fins lucrativos, que nasceu de um grande sonho do seu atual presidente de resgatar das ruas animais abandonados e vítimas de maus-tratos, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que possam dar amor, carinho e uma vida digna a esses animais.

Conheça algumas delas.

  • 1 – AMPARA Animal (atuação nacional) ...
  • 2 – ONG Cão Sem Dono (SP/MG) ...
  • 3 – União de Proteção Animal em Salvador – UPAS (BA) ...
  • 4 – ProAnima – Associação Protetora dos Animais (DF) ...
  • 5 – Associação Protetora e Amiga dos Animais – ASPAAN (GO) ...
  • 6 – Associação Focinhos de Luz (RJ) ...
  • 7 – ONG Cão Sem Fome (SP)