Como entrar na AFA 2023?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

As inscrições podem ser realizadas pela internet entre os dias 7 e 23 de março. A taxa de inscrição deve ser paga entre 8 de março e 4 de abril e está fixada no valor de R$ 90,00.

Se pararmos para analisar o histórico de provas de física da EsPCEx, EEAR e AFA, podemos perceber que o nível da prova fica no médio, tendendo para o difícil. Isso quer dizer que a pessoa que deseja ser aprovada em um concurso assim precisa ter um bom nível de física.

A missão da instituição é preparar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo. Para isso, os alunos são admitidos na EPCAr já com status de cadetes, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAr).

O candidato realiza uma prova de múltipla escolha, contendo questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação.

A principal diferença entre os cursos é que a ESA oferece uma formação mais aprofundada e especializada que a EsPCEx, que tem o objetivo de oferecer uma formação mais geral ao oficial.

Hoje a AFA – Academia da Força Aérea é responsável por formar os oficiais que seguirão carreira como Aviadores – CFOAv -, Infantes da Aeronáutica – CFOInf – e Intendentes – CFOInt.

Ao se formar na AFA, os Cadetes se tornam Aspirante a Oficial e seguem para a cidade de Natal (RN), onde passam um ano recebendo instruções no Programa de Especialização Operacional (PESOP) na aviação de combate escolhida ao final do quarto ano da academia: Caça; Asas Rotativas; Transporte; Patrulha ou Reconhecimento.

Concursos 2023: Destaques
Concurso DPU (LOA 2023 prevê provimento de 26 vagas para reposição de vacâncias) Concurso MPU (LOA 2023 prevê 192 vagas para provimento e 48 para criação) Concurso STJ (LOA 2023 prevê a oferta de 83 vagas) Concurso PM SP (2,7 mil vagas previstas para Soldado)

Para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) o candidato não deve ter menos de 14 (quatorze) e nem completar 19 (dezenove) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Os limites de idade são regulados pela [Lei nº 12.464/11].

Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. (conforme alínea “b”, inciso V, Art.

“Provas como EsPCEx se encontram em um nível abaixo da AFA, Efomm e Escola Naval. E, dentre essas três, a AFA é a mais fácil, a Efomm é a de dificuldade mediana e, a Naval, a prova mais difícil”, classificou.

Após a conclusão do curso com aproveitamento o aluno será nomeado Aspirante a Oficial. A remuneração inicial do aspirante é de R$ 7.027,50.

No entanto, conseguir entrar nessa escola pode ser mais difícil do que parece. Isso porque o número de vagas disponíveis é baixo, levando em consideração a quantidade de inscritos no concurso, e são cobradas diversas matérias complexas. Por isso, quem deseja realizar essa prova precisa apostar em uma boa preparação.

Aqueles que quiserem ingressar na instituição, devem se inscrever no site oficial da Epcar e participar do processo seletivo.