Como entrar em contato com o cross?

Perguntado por: amartins6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Para enviar sugestões, solicitar esclarecimentos referentes ao manuseio do Portal, ou caso tenha esquecido a sua senha, será necessário entrar em contato com a Seção de Help Desk através do e-mail helpdesk@cross.org.br ou pelo telefone: (11) 3130-6500 - Opção 1 (atendimento 24h).

"A plataforma está disponível on-line às Unidades de Saúde no endereço http://www.cross.saude.sp.gov.br/ e contempla seis módulos de regulação: pré-hospitalar, urgências, leitos com e sem emissão de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ambulatorial e indicadores".

O processo inicia quando um paciente busca atendimento numa unidade de saúde. Lá o médico avalia que é preciso uma atenção especializada que aquele local não dispõe. Para esse atendimento, a Cross é acionada. Um médico da central recebe o pedido e procura hospitais no estado que ofereçam a especialidade.

Nas demandas de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS por acesso a ações e serviços de saúde eletivos previstos nas políticas públicas, considera-se excessiva a espera do paciente por tempo superior a 100 (cem) dias para consultas e exames, e de 180 (cento e oitenta) dias para cirurgias e tratamentos.

No ato da solicitação, um código de acesso é gerado para que possa ser consultada a situação dos agendamentos e solicitações, através do site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao#/.

Sobre a CROSS
A CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde é Central de Regulação do Estado de São Paulo, criada, na Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Decreto nº 56.061 de 02/08/2010.

Um solicitante, que pode ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um pronto-socorro, faz o pedido da vaga na Central de Regulação. O médico que recebe a solicitação lê a ficha, e, se houver necessidade, discute com outros médicos qual o melhor recurso para o caso.

Preenchidos os requisitos citados, um advogado especialista em ações contra o SUS irá iniciar o processo judicial com um pedido de liminar. Esta é uma ferramenta jurídica que busca adiantar a liberação do procedimento, tratamento ou consulta pelo SUS, antes mesmo que a ação seja finalizada.

Basta usar o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O primeiro passo é entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablete e digitar “app Conecte SUS”, e fazer o download de forma gratuita.

Conceitualmente, a fila de espera ocorre sempre que a procura por determinado serviço é maior que a capacidade do sistema de prover os serviços. Portanto, a fila de espera é composta, por usuários que aguardam o mesmo procedimento ou serviço de saúde cuja demanda é maior que a oferta.

Como marcar consulta pelo aplicativo do SUS [Conecte SUS]

  1. Baixe o Conecte SUS. Baixe o app para Android ou iOS e instale;
  2. Entre com seus dados. ...
  3. Autorize o acesso aos seus dados. ...
  4. Aceite os termos de uso. ...
  5. Acesse o campo “Agendamento” e defina a data e o local do atendimento.

Atualmente, é realizada diretamente pelos serviços de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde (SMS), com auxílio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e de centrais de leitos municipais de cidades polo para esse tipo de atendimento.

Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de procedimentos complexos, ...

A regulação no Setor Saúde é compreendida como ação social e abrange ações de regulamentação, fiscalização, controle, auditoria e avaliação de determinado sujeito social sobre a produção de bens e serviços em saúde, sendo o Estado um desses sujeitos e os outros sujeitos não estatais, como segmentos privados lucrativos ...

De acordo com o último levantamento do DataSUS, a cirurgia de catarata tem a fila mais demorada no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, apesar de ser um procedimento de baixa complexidade, ela é a cirurgia com o maior número de demandas.

Acessando o site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao, o cidadão confirma sua presença na consulta, bem como verifica a situação da sua solicitação, com informações sobre prioridade de atendimento classificada pelo regulador, tempo médio de espera para esta especialidade e a prioridade classificada, bem como o tempo ...

Agora, mesmo com um pedido feito na rede privada, o paciente pode fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso ocorra, o decreto, publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial, estabelece que o usuário deve ser assistido por ações e serviços de saúde do SUS.