Como entender um artigo?

Perguntado por: imorgado5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Técnica 1: Leia fora de ordem

  1. Comece lendo a introdução, não o resumo. ...
  2. Depois de ler a introdução, pule para a conclusão. ...
  3. Dê uma olhada na introdução. ...
  4. Identifique a abordagem. ...
  5. Revise os resultados. ...
  6. Reflita se os resultados respondem às perguntas específicas. ...
  7. Agora, volte para o início do artigo e leia o resumo.

Tabelas são lidas de cima para baixo e devem ser numeradas. Por exemplo, Tabela 1. Em figuras, coloque as legendas embaixo. As figuras podem ser gráficos, imagens ou diagramas esquemáticos, e geralmente são lidas de baixo para cima.

Em primeiro lugar, reúna informações a respeito do assunto da análise e determine quais perguntas serão respondidas. Depois de esboçar o argumento principal, procure evidências que apoiem as suas ideias. Por fim, dê uma forma coerente e bem escrita à análise.

Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

Para identificar o problema a ser pesquisado, antes deverá existir um tema que chame ou desperte o interesse do pesquisador. Estes surgem a partir das incógnitas ou interrogações que deseja conhecer.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

A relevância é o enquadramento do artigo, ou seja, é importante sempre observar se o artigo científico realizado se adequa à publicação ou ao evento. Para isso, indicamos fazer uma pesquisa prévia de eventos e quais publicações devem ser adequadas para o artigo realizado.

Unidade, coerência, ênfase e clareza na forma de se expressar são elementos essenciais no texto.

É através da análise das informações do texto que destacamos detalhes dos trabalhos como os pontos negativos que existem, ou seja, os pontos de discordância com o autor.

Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo.

A leitura científica proporciona a visualização do contexto ao qual o conceito físico está inserido, pois promove a relação com diferentes assuntos.

- Separe as partes e observe-as com acuidade, refletindo sobre elas em particular; encaixe as partes no quebra-cabeças e tire suas conclusões. Enquanto decidir é uma coisa de coração, analisar é algo de cérebro. Portanto, para analisar um problema ou situação, tire o coração e deixe-o de lado.

Senso crítico: como desenvolver?

  1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas. ...
  2. Faça o máximo de perguntas possível. ...
  3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla. ...
  4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você

A análise da produção, dos enunciados e dos materiais que circulam nesses ambientes pode ganhar diferentes abordagens em termos metodológicos, sendo possível falar em ao menos três delas: Análise de Conteúdo, Análise do Discurso e Técnicas de Análise de Textos.

Resumindo: Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.