Como entender tempo e clima?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.

Peça para os alunos montarem um painel com todas as informações necessárias, como se fossem apresentar a previsão do tempo em um telejornal. Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

SOBRE METEOROLOGIA. A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

A coleta das informações ou dados são feitas nas inúmeras estações meteorológicas dispersas em distintos lugares do mundo, esses são lugares específicos para realização da previsão do tempo onde estão instalados os aparelhos como termômetro (mede as temperaturas), anemômetro (mede a velocidade do vento), pluviômetro ( ...

O CPTEC disponibiliza em seu site na página de Previsão de Tempo, http://tempo.cptec.inpe.br/ boletins técnicos de previsão de tempo desde 01/09/2008. Precisa de mais ajuda? Entre em contato.

O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.

A diferença entre clima e tempo atmosférico é uma questão fundamentalmente temporal, pois, enquanto um termo se refere às condições climáticas de um breve momento, o outro lida com o estado atmosférico em um longo prazo.

Os elementos climáticos podem ser considerados como características que o clima apresenta. São eles temperatura, umidade e pressão atmosférica.

De 10 a 19mm/h - chuva moderada. De 20mm a 60mm/h - chuva forte.

Segundo o especialista, a probabilidade indicada na previsão do tempo, significa as chances de chuva para uma região específica. “Acredito que 40% seja uma probabilidade baixa, mas vamos supor, em 100 casos levantados daquelas condições meteorológicas, em 40 circunstâncias vai chover naquele local.

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.

A previsão do tempo trata de prognosticar, com base em equações físicas e modelos numéricos, o estado da atmosfera em um tempo futuro. Apesar de representar a melhor alternativa para nos adiantarmos a frentes frias, chuvas fortes, altas temperaturas, entre outras coisas, a previsão está suscetível a erros.

Observe a cor das nuvens.
As nuvens marrons indicam que vai haver uma tempestade com ventos fortes. As nuvens brancas costumam indicar um clima calmo, mas que pode fechar com uma tempestade mais tarde. As nuvens cinzas costumam indicar que vai haver uma chuva leve.

Significa que está havendo um fluxo estacionário de umidade e calor.

O índice é calculado em milímetros. Se dissermos, por exemplo, que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

A probabilidade de chuva se dá levando em consideração as análises das fórmulas matemáticas citadas anteriormente. Um exemplo bem prático é: a probabilidade de tirar um número par em um dado, é de 50%. Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva.

Na moderna Meteorologia, as previsões são feitas através de modelos numéricos, que são sofisticados programas de computador que assimilam toda a informação meteorológica e integram equações diferenciais parciais que representam basicamente a equação do momento, a equação da energia termodinâmica e a equação da ...

Basicamente é culpa do calor. O ar quente sobe na atmosfera e leva a água em forma gasosa, o vapor, e de acordo com a altura, vai esfriando e começa a se condensar. As gotas de água então se fundem com cristais de gelo da atmosfera e o resultado são as nuvens. A quantidade de água vai influenciar na cor da nuvem.

Continuar lendo Como entender o clima?