Como entender Provérbios 4 23?

Perguntado por: zcalixto3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O que significa guarda o teu coração (explicação de Provérbios 4:23) “Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração.

4:5-10 A sabedoria é um tesouro.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

Resposta: Significa que não esquecerei de determinada coisa ou alguém. Que sempre lembrarei de tal em meu coração.

É exatamente isto que Salomão ensina em proverbios 4 23. Isso revela o que a bíblia já ensinava há séculos atrás: nós tomamos atitudes conforme aquilo que está em nosso coração e não o que está em nossa mente.

Significa que todas as decisões, todos os pensamentos e todas as vontades precisam ser alicerçados e direcionados por essa Palavra e isso só é possível se ela estiver muito bem guardada em nosso coração.

O nosso coração precisa ser purificado por Deus (Mt 8,1-4) A vontade de Deus é que fiquemos limpos e puros.

Há três coisas inerentes a nós, seres humanos: nutrição, sexualidade e espiritualidade. São as fontes de nossa existência.

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Afasta de ti a perversidade da boca; e põe longe de ti a corrupção dos lábios. perversidade da boca – isto é, uma boca ou palavras de natureza má. corrupção dos lábios – ou discussão de palavras.

Os provérbios abordam tanto as peculiaridades da natureza humana quanto a conduta básica de uma pessoa íntegra e o relacionamento adequado entre o homem e Deus.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

É isso que o ensino da Palavra de Deus faz conosco. Ele nos dá crescimento no conhecimento do caráter de Cristo, nos confronta em nossos pecados e corrige nossos pensamentos, emoções e ações.

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma.

“Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração.

21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Provérbios 4:18-19 ARA
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.

Devemos falar tudo o que julgamos necessário ao nosso bem-estar. Guardar palavras nos engasgam e quando nos livramos delas, elas podem perder a razão. Devemos falar tudo o que julgamos necessário ao nosso bem-estar.

Uma maneira de gravar a palavra no coração é meditar nela. Uma forma de deixar Deus gravar seus pensamentos em seu coração não é somente ler, mas, a cada batimento do coração, refletir sobre um pensamento divino, sobre a intenção da palavra de Deus para sua vida.

Buscamos diversos tipos de fontes para entender se uma determinada ação é pecado ou não, mas acabamos esquecendo do essencial, que é o que diz este versículo 11 do Salmo 119: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”. É simples assim.

O sábio Salomão escreveu: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;” (Provérbios 3:5) Ter um coração ensinável é estar disposto a aprender as lições que Deus deseja ensinar em cada tempo da nossa vida, é confiar Nele e em seus planos, sem apoiar-se no seu próprio entendimento.