Como entender Provérbios 3?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Devocional Diário. Pensamento: Deus é o criador do universo, Ele fez todas as coisas e tudo pertence a Ele. Se tivermos apego as coisas deste mundo vamos entristecer a Deus pois Ele quer que façamos apenas a boa administração das coisas que Ele nos deu.

Salomão

Não é de admirar que Davi dissesse a Salomão, “Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Provérbios 3.5–6
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Confiar no Senhor é depender totalmente da sua Palavra e das suas promessas reveladas por meio dos sábios (2.6; 16.20). O texto adverte contra confiar exclusivamente em seu próprio entendimento, mas não proíbe que seja usado.

Provérbios, também chamados de ditados populares, são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

O provérbio se trata de uma frase curta, de modo geral contendo rima e ritmo. A mesma possui o objetivo de trazer uma ideia sobrea realidade ou apresentar uma regra moral. Provérbio é um termo com origem no latim “proverbium, que possui o significado de “dito” ou de “ditado”.

O Pai Celestial não queria o dinheiro deles, e sim uma atitude de honra. “Honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. Portanto, Deus deseja ser distinguido de todas as demais coisas em nossas vidas, mesmo as que temos como mais preciosas.

Pensamento: Honrar a Deus vem em primeiro lugar. Não damos a ele o último, o menor ou as sobras. Ele nos deu o melhor, mais precioso e mais perfeito presente que tinha – seu Filho Jesus.

Honrar nosso Deus é o mínimo que podemos fazer por aquele que não poupou nem o Seu Filho para nos dar a vida. Pensando por esta ótica, chegaremos facilmente à conclusão que temos dado pouco a Ele!

Exercer fé significa confiar que o Senhor sabe o que está fazendo conosco e que Ele o faz para nosso eterno bem, mesmo que não compreendamos como Ele conseguirá fazê-lo. Somos como bebês quanto ao entendimento de assuntos eternos e do impacto que nos causam aqui na mortalidade.

Quanto for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: “Volte amanhã, e eu darei algo a você”, se pode ajudá-lo hoje.

Entregar ao Senhor as primícias da nossa renda é dar-Lhe honra. É distingui-Lo. É demonstrar o lugar especial que Ele ocupa em nossas vidas. Deus quer ser o Primeiro em nossas vidas.

Significa saber aplicar o conhecimento para tomar as decisões certas. O sábio não só observa os fatos, mas consegue compreender o que é correto e justo e escolhe fazer o que é melhor. Como criador de todas as coisas, Deus é a fonte de toda verdadeira sabedoria (Provérbios 2:6).

Deus escreveu Provérbios por meio de seu servo Salomão, o homem mais sábio de sua época (cf. 1Reis 3.28) e de todos os tempos (1Reis 3.12). Muito interessante para aqueles que ocupam cargos governamentais, veremos aqui um rei que escreveu um livro para seu filho que seria rei.

Novamente o conselho diz respeito à forma como agimos diante de nossos valores e princípios. Salomão está nos ensinamos que devemos seguir nossa vida com retidão, evitando o mal. Pessoas sem juízo não tem nada a ensinar. Portanto, devemos nos afastar de pessoas assim, pois elas podem prejudicar nosso futuro.

6 Porque o Senhor é o que dá a asabedoria; da sua boca é que sai o conhecimento e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que acaminham na integridade.

O que significa “temer a Deus”? O sentido deste texto não é que devemos ter medo de Deus. O sentido destas palavras é de que devemos levar Deus a sério, respeitá-lo por ser Deus, respeitar a sua grandeza. Quem quiser ser sábio deve, antes de tudo, temer a Deus.

A sabedoria tem um caráter mais prático, aplicado e o conhecimento tem um caráter mais teórico. Para ambos existe uma versão “mundana” e uma versão espiritual, divina.

Salomão estabelece este princípio necessário de diligência pessoal também em Provérbios 13.11: “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.”