Como entender o resultado do exame de vista?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

- O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco. - Já o número antes da abreviação “Cil.” (de cilindro) corresponde ao grau de astigmatismo.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Os médicos chegam a esse resultado dividindo os números: a visão é medida na distância de 20 pés, o que seria aproximadamente 6 metros. Por exemplo: Alguém com visão 20/20 é considerado com 100% de acuidade.

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).

Esférico: é o campo que determina se a pessoa tem miopia ou hipermetropia. Cilíndrico: quando preenchido, indica a presença de astigmatismo. Eixo: é a medida em graus da posição do grau de astigmatismo no olho.

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

– Ótica da Gente. O termo “eixo” trata-se de uma medida que indica a direção exata do grau na lente. Ele acompanha a receita do óculos de quem possui astigmatismo.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

O eixo presente nas receitas diz a direção exata, em graus que variam de 0 a 180, em que a lente deve ficar em relação aos olhos.

Para definir a lente para ver de perto, a ótica deve somar os valores dos graus da hipermetropia e da presbiopia. Por exemplo, se o paciente tem 1,5 grau de hipermetropia e 1,0 grau de presbiopia, o grau final da sua lente para ler de perto deverá ser +2,50 (1,50 + 1,00).

O grau de miopia é classificado da seguinte forma: 0,25 graus a 3 graus – Baixa miopia. -3,25 graus a -6 graus – Miopia moderada. Maior que -6,25 graus – Alta miopia.

O teste de Snellen, aquele famoso exame, no qual você deve acertar as letras em um diagrama para que o oftalmologista faça avaliação do quanto você enxerga, é um dos testes mais difundidos e aplicados em todo o mundo.

Quando uma pessoa apresenta acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, considera-se que ela tem baixa visão. Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.

20 e 40 nos dois olhos ou. melhor do que isso ou seja. 20 40 ou letras menores que isso maior visão pior que 20 40 tá reprovado ou que você tenha num dos olhos visão.

O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Por conseguinte, quando o eixo é entre 70 graus e 110 graus ou bem próximo de 90 graus, as lentes são mais grossas nas laterais externas. Quanto maior o grau, mais espessas as lentes vão ficar.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Dicas para saber se o grau dos óculos está correto
Se você está com muita dificuldade de focar a visão, é possível que o grau dos seus óculos não esteja correto. Um teste simples é tentar focar com cada um dos olhos individualmente, repetindo o teste até perceber alguma diferença entre os olhos.

o seu grau é o mesmo nos dois olhos e é +0,50-0,50, ou seja, meio grau de hipermetropia e meio grau de astigmatismo em cada olho.

Caso tenha na receita o sinal de “-“ no campo esférico, significa que você tem miopia, ou seja, se o oftalmologista colocar um sinal de “-3”, isso quer dizer que você está com três graus de miopia.

Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.

Legendas da Receita:

  1. OD: Olho Direito | OE: Olho Esquerdo.
  2. ESFÉRICO: Dioptria correspondentes a Hipermetropia, Miopia e Presbiopia.
  3. CILÍNDRICO: Dioptria correspondente ao Astigmatismo.
  4. EIXO: Determina a localização do Astigmatismo.
  5. DP: Distância Pupilar, espaço entre uma pupila e outra.