Como entender o que o cliente precisa?

Perguntado por: bgarcia4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Como entender realmente as necessidades do seu cliente?

  1. Faça pesquisas frequentemente. A primeira dica é criar uma rotina de pesquisas com o público-alvo. ...
  2. Atente-se aos feedbacks. ...
  3. Coloque-se no lugar do cliente. ...
  4. Interaja com o público nos diferentes canais de comunicação.

“Entender o cliente” significa conhecer seu perfil sócio-econômico, seus hábitos de consumo, necessidades e preferências.

Um dos fatores que o cliente mais valoriza numa empresa é quanto a atenção com ele, com suas necessidades, prontidão no atendimento e prestação de informações ágeis e seguras.

Como definir o público-alvo?

  1. Pesquise o mercado e o cenário atual. O primeiro passo é analisar o mercado. ...
  2. Conheça o seu negócio e o seu produto. ...
  3. Divida o mercado em segmentos. ...
  4. Identifique a atratividade dos segmentos. ...
  5. Selecione o segmento-alvo (um ou mais) ...
  6. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo.

Se o cliente disse para você que vai pensar sobre a sua proposta, tente ter o máximo de garantias dele. Tente perceber quando ele vai responder (tente definir uma data) ou qual será a forma de comunicação. Outra das dicas é você tentar assumir as rédeas do negócio.

Como se destacar com essas 6 perguntas e respostas para entrevista de vendedor?

  • Por que você saiu do último emprego? ...
  • Por que você decidiu ser vendedor? ...
  • Me conte um pouco sobre sua trajetória. ...
  • O que você sabe sobre a nossa empresa? ...
  • Quais são os seus principais defeitos? ...
  • Por que você se interessou nessa vaga e na empresa?

SPIN Selling é uma metodologia de venda baseada em quatro tipos de pergunta: Situação, Problema, Implicação e Necessidade.

As perguntas feitas devem surpreender o cliente, ou seja, perguntas que fogem do padrão, do que ele está acostumado a ouvir. Assim ele não vai ter uma resposta padrão pronta. A pergunta não pode ser previsível para ele. Outra dica importante: quando o cliente te perguntar algo, responda com outra pergunta.

Ao ouvir o cliente, é possível identificar se ele faz parte da persona da sua empresa, se é um prospect qualificado e se você poderá realmente atendê-lo. Dentro de um processo comercial, essa etapa é fundamental para a redução da taxa de abandono e de rotatividade de clientes (taxa de churn).

Mostre que se interessa pela dúvida, diga que irá buscar aquela informação com mais certeza e pergunte se ele concorda com isso. Não diga apenas “aguarde um segundo” e deixe o cliente sozinho, sem informação. Se for o caso de fazê-lo esperar pelo retorno, ofereça um café ou uma água enquanto ele aguarda.

7 dicas de como encantar o cliente:

  • Saiba tudo sobre seu cliente.
  • Mostre para ele que você o conhece muito bem.
  • Faça seu cliente se sentir à vontade.
  • Prove ao seu cliente que ele pode confiar em você
  • Inicialmente, atenda às suas necessidades.
  • Depois, surpreenda-o: supere suas expectativas.
  • Não deixe essa experiência terminar.

O que é mais importante para o cliente? Um dos fatores mais importantes para o cliente ao negociar com uma empresa é o comprometimento com a entrega do que foi prometido, ou seja, a satisfação com o produto ou serviço oferecido. Também é muito valorizado o atendimento ao cliente, seja antes ou na pós-venda.

Conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.

O sabe-tudo
Ele vai exigir maior habilidade técnica no atendimento, mas você nunca deve entrar em uma competição de quem-sabe-mais. Mostre que você domina o assunto e tem credibilidade no que diz, mas não se deixe levar. Ao invés disso, foque na solução do problema.

5 dicas de como perder o medo de vender por telefone

  1. Crie um momento de intervenção da felicidade. ...
  2. Mude seu diálogo interno. ...
  3. Seja agradecido pelas suas conquistas. ...
  4. Conheça sobre o mercado e produto. ...
  5. Tenha perguntas planejadas.

Boa leitura!

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. Ninguém falha de propósito, no entanto, erros acontecem. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

O cliente fiel é aquele que sempre vai escolher uma marca específica. Na falta de oferta dessa marca, prefere não comprar do que optar por outra.

6 formas de conquistar a confiança e lealdade do cliente

  1. Ofereça um excelente atendimento ao cliente.
  2. Publique comentários e depoimentos de clientes.
  3. Seja transparente com os clientes.
  4. Peça feedback.
  5. Tenha empatia com seus clientes.
  6. Responda de forma rápida e esteja no canal certo.

O posicionamento de uma empresa, nada mais é do que a projeção e a imagem da organização na mente do seu consumidor ou público alvo. Em outras palavras, é a forma como seu cliente enxerga sua empresa e quais valores e conceitos ele consegue abstrair a partir de sua comunicação.

Mas existem algumas habilidades mais importantes: interação com os clientes, rapport, discurso de vendas e superar desafios. Vendedores que têm essas 4 habilidades bem desenvolvidas nós vamos considerar como avançados.

Perguntas de necessidade (N)
Esse tipo de pergunta precisa trazer impacto e emoções positivas. Depois de ter visto o impacto negativo, caso não resolva o problema, o prospect precisa sentir que a solução dele pode ser resolvida e a empatia não pode ser deixada de lado.