Como entender o plano de contas contábil?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Um plano de contas contábil é basicamente uma lista de todas as “contas” da sua empresa em um só lugar. Ele fornece uma visão panorâmica e estratégica do que cada setor gasta, bem como quais valores ele gera. Os principais tipos de conta neste instrumento são as receitas, despesas, ativos e passivos.

De forma geral, a empresa deve classificar as contas contábeis com base na avaliação da natureza, liquidez e função dos ativos, e dos montantes, natureza e prazo dos passivos.

O que é Plano de Contas?

  • ATIVO - CONTAS DEVEDORAS;
  • PASSIVO - CONTAS CREDORAS;
  • CUSTOS - CONTAS DEVEDORAS;
  • DESPESAS - CONTAS DEVEDORAS;
  • RECEITAS - CONTAS CREDORAS.

Antes de estruturar um plano de contas, é necessário que tenha todos os dados e informações, bem como conhecimento amplo sobre o comportamento da sua empresa. Afinal, é preciso levantar todos os custos, despesas, investimentos e patrimônios.

As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

O plano de contas coloca ordem nas receitas e despesas da sua empresa. Veja como estruturar o seu e tomar decisões melhores. O plano de contas mostra a situação do patrimônio e coloca ordem em todas as entradas e saídas da empresa.

Diferença entre Ativo e Passivo
De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

De acordo com as escolas alemã e italiana de contabilidade, débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem.

Diferenças entre ativo e passivo:
Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer. A diferença do valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa é o patrimônio líquido.

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

As despesas de uma empresa podem ser divididas entre despesas fixas e despesas variáveis. Sejam elas fixas ou variáveis, todas se caracterizam por serem gastos necessários para manter a estrutura em dia, mas que não interferem na produção ou aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa.

As contas contábeis constituem-se representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. A finalidade de tais contas é registrar as movimentações transcritas do livro diário, expressando-se monetariamente.

O que é o DRE? A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.

A primeira dica é envolver o seu contador na elaboração do plano de contas. Afinal, ele é o profissional que mais usará o modelo definido, por isso ele precisa aprovar as estruturas desenhadas. O primeiro passo é fazer uma lista com todas as suas contas, Receitas, Despesas, Custos, e Investimentos.

Ativo circulante é um bem ou direito que pode ser convertido em dinheiro em um curto prazo de tempo, dentro do ano fiscal da empresa (no máximo 12 meses). E ele recebe este nome justamente por ter maior liquidez – ou seja, pode ser transformado em dinheiro em pouco tempo.

Principais tipos de custos de uma empresa

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.