Como entender o ego masculino?

Perguntado por: lesteves5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Em outras palavras, o ego masculino não é apenas um reflexo do eu individual, mas também de definições culturais de masculinidade e de ideias arraigadas a respeito de como os homens devem pensar e agir. A identidade masculina é, portanto, moldada por influências sociais. Afinal, os seres humanos são seres sociais!

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e à filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, pelo superego e pelo id.

Um dos sentimentos que mais machucam o coração do homem é o desprezo. Uma agressão física ou moral é uma situação horrível, mas o desprezo é pior. É frio, silencioso, machuca e vai até o espírito das pessoas. Como esse sentimento tem destruído vidas!

Como lidar com egos inflados

  1. Dar feedbacks. Muitas vezes o que se fala para alguém dói menos do que a forma como as pessoas se expressam. ...
  2. Investir em gestão do conhecimento. ...
  3. Gerir as competências.

Criticar as habilidades financeiras de um homem é a mesma coisa de chamá-lo de fracassado. Além disso, isso fará com que ele associe a sua imagem à da mulher menos sexy da vida dele: a mãe. Quando você passa a usar frases do tipo: "eu sei o que é bom pra você", é sinal de que está começando a tratá-lo como filho.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Tente entender como ela se sente e o motivo. Então, fale sobre as coisas que vocês têm em comum. Use isso como ponto inicial para explicar seu ponto de vista. Isso aumentará suas chances de fazer a pessoa ouvir o que você tem a dizer, e vai permitir corrigi-la sem perder o controle.

Inicialmente, é necessário expor à outra pessoa o que você deseja, fazendo com que a opção seja “martelada” dentro do cérebro do alvo. Mesmo que seja algo que o indivíduo normalmente resistiria — fazendo com que ele zombe do que você fala —, ele precisa estar consciente da opção sendo abordada.

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Significado de massagear o ego: Vangloriar-se, exibir-se.

Quando passamos pelo término de um relacionamento, é natural que nos sintamos machucados e feridos (principalmente quando não se era esperado). Todavia, há muitos casos nos quais existe muito mais um ego ferido do que um coração partido! Não estamos acostumados com os “nãos”. O não revolta-nos.

COMPARAÇÕES CONSTANTES. É capaz de ser das coisas mais irritantes para um homem: que a parceira (ou parceiro) lhe esteja sempre a perguntar se é ela a melhor amante que já teve e a pedir-lhe que a compare com as ex dele.

Existem muitas leituras possíveis de uma mesma situação. O homem pode estar apaixonado, mas sentir medo de um compromisso mais sério, no entanto, ele também pode apenas não ter os mesmos sentimentos por você que você tem por ele, ou pode estar passando por uma fase na qual uma relação não é a prioridade.

É muito fácil identificar um homem magoado, ou qualquer pessoa nessa situação. O primeiro sinal é a indiferença, ele passa a te ignorar e a ficar em silêncio. Depois você percebe o afastamento e também uma mudança no comportamento como, ele para de te procurar, não responde suas mensagens e fala de forma seca com você.

Quem tem o ego alto (ou inflado, como se costuma dizer também), portanto, é aquele que confia demais em si mesmo, gosta demais de si e sempre se julga capaz de fazer qualquer coisa. Esse tipo de comportamento pode ser preocupante, porque nem sempre corresponde à realidade.