Como entender o clima?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Clima é o conjunto de características e dinâmicas atmosféricas de uma determinada região, analisadas ao longo de um extenso período de tempo. Cada clima presente no nosso planeta é caracterizado por elementos como temperatura, umidade do ar, radiação solar, precipitação e ventos.

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido.

São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

Antártida. O continente mais frio do planeta é literalmente uma zona coberta de gelo. Nele, registrou-se a menor temperatura da Terra: surpreendentes -89,2°C.

Clima equatorial
É o clima mais quente e úmido do planeta. Tem pouca variação térmica durante o ano, em média acima de 25°C. No clima Equatorial, há chuva abundante durante todo o ano e pouca variação entre as estações do ano.

As chuvas podem ser frontais, convectivas e orográficas. Chuva é um tipo de precipitação que ocorre na forma líquida e em temperaturas superiores a 0ºC. As chuvas podem ser caracterizadas a partir de critérios como intensidade, acidez ou origem (esta é a forma mais comum de classificação).

O Clima é definido como o “tempo meteorológico médio”, ou como o comportamento estatístico de variáveis meteorológicas (temperatura, vento, chuva, etc.) em determinada localidade, num período longo.

O meteorologista estuda a atmosfera da terra, seus fenômenos naturais e as variações climáticas. O profissional precisa entender, analisar e predizer os fenômenos climáticos.

A ciência finalmente confirmou o que já sabíamos há um bom tempo: viver em um país de clima mais quente faz com que sejamos mais felizes. Um estudo recente descobriu que a temperatura perfeita para os seres humanos é 22°C.

Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão.

A) Nível Zonal Clima global ou macroclima. É a maior das unidades climáticas que faz o compartimento do clima do globo e compreende áreas muito extensas da superfície da Terra. Abrangência desde o Planeta até faixas ou zonas.

A umidade do ar é a quantidade de água presente no ar atmosférico em forma de vapor. Ela é dividida em umidade absoluta, que é a quantidade total de água existente no ar, e umidade relativa, que é a umidade de água presente no ar em comparação com o necessário para começar a chover.

SOBRE METEOROLOGIA. A previsão do tempo no INMET se baseia em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros) observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

Quais são os fatores climáticos? Sendo os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Piauí

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade de Floriano, no Piauí, possui a maior média entre as temperaturas máximas anuais (34,5ºC), além de ter a maior temperatura média (28,3ºC). O levantamento foi realizado de 1991 a 2020 e não inclui algumas cidades do Brasil.

Recife é a cidade

Aqui, temos a questão do nível da cidade em relação ao mar, já que o Recife é a cidade mais baixa do Brasil, está no nível do mar. Além disso, a cidade tem uma zona urbana muito próxima da planície estuarina.

Para a saúde humana, o ideal é que haja equilíbrio – nem muito seco, nem muito úmido – e que a umidade relativa do ar permaneça entre 50% e 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.

A umidade alta indica que vai chover; fique de olho em outros sinais causados por ela, como se o seu cabelo começar a ficar com frizz, se as folhas ficarem onduladas e se a madeira dos objetos e móveis se expandir. Tudo isso indica que uma tempestade está a caminho.