Como entender Isaías 8?

Perguntado por: hgil . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Isaías 7–8 fala sobre um acontecimento histórico específico ocorrido no reino de Judá, mas a profecia não apenas se aplica à epoca, mas também prevê o nascimento de Jesus Cristo, que aconteceria setecentos anos depois.

5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou aperdido, porquanto sou homem de lábios bimpuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; porque os meus olhos cviram o dRei, o Senhor dos Exércitos.

É essencial acreditar que “a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. A Bíblia afirma que o Senhor é o mesmo “hoje, ontem e para sempre”.

Isaías 40–48 Isaías escreve a respeito de Jesus Cristo, que será como um pastor para Israel e uma luz para os gentios. O Senhor levantará um libertador (o rei Ciro) para tirar Israel do cativeiro. Ele é um símbolo de Jesus Cristo, que seria o verdadeiro libertador.

Isaías prometeu que Deus enviaria luz e alegria por meio do nascimento de uma criança que quebraria o “jugo da sua carga” (Isaías 9:4) e seria chamada “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (v. 6).

Isaías 22. Jerusalém será atacada e assolada — O povo será levado cativo — O Messias terá a chave da casa de Davi, herdará a glória e será fixado como um prego em lugar firme.

O sofrimento que Lhe permitiu assumir os pecados do mundo ou, como diz Isaías, tomar sobre Si nossas enfermidades e nossas dores, começou no Jardim do Getsêmani (ver Isaías 53:4).

Isaías 58. Estabelece-se a verdadeira lei do jejum, com seus propósitos e as bênçãos que a acompanham — Dá-se o mandamento de guardar o Sábado. 1 Clama em alta voz, não te retenhas, levanta a tua voz como a atrombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó, os seus pecados.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

O que entra pela boca não torna o homem impuro; mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".

Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

8A relva murcha e as flores caem, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente!” Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um iou o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra. mas a Palavra do Senhor permanece para sempre”.

Números 6:24-26 NVI
“O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz.

6 Bendito seja o SENHOR, que não nos deu por presa aos seus dentes. 7 A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. 8 O nosso socorro está em o nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Continuar lendo Como Isaías orava?