Como entender Isaías 52?

Perguntado por: asilveira3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Lembre-lhes de que Isaías 51–52 é um registro das palavras de Isaías ao povo do convênio do Senhor, povo esse que estava espiritualmente adormecido. Isaías ensinou que eles precisavam acordar, ou seja, arrepender-se e achegar-se ao Senhor para serem redimidos de seus pecados.

O Senhor retorne a Sião
Embora Israel tenha experimentado grande alegria com o retorno da Babilônia em 536 a.C., a alegria sobre a qual Isaías escreveu em 52: 7-8 será quando o Messias de Israel retornar a Sião para reinar. Seu reinado será de paz.

O livro de Isaías foi escrito em uma época de grande iniquidade e apostasia e aborda tanto acontecimentos dos dias de Isaías como acontecimentos futuros. Talvez a parte mais importante desse livro seja o testemunho de Isaías de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias prometido.

Ela tem uma ideia muito clara: “Se eu conseguir ao menos tocar em seu manto, ficarei curada desse sofrimento que me atormenta”. Mas então Jesus se volta, olha para ela e a tranquiliza: sua fé lhe alcançou a salvação. Não somente a saúde física, mas o encontro com o amor de Deus, através do olhar de Jesus.

5 Porém ele foi aferido pelas nossas btransgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas cpisaduras fomos dsarados.

2. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

O menino crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

31 Mas os que aesperam no Senhor brenovarão as forças, subirão com asas como águias; ccorrerão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão.

Isaías 44. O Espírito do Senhor se derramará sobre os descendentes de Israel — Os ídolos de madeira são como lenha para a fogueira — O Senhor reunirá, abençoará e redimirá Israel e reconstruirá Jerusalém.

10 aNão temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Isaías serviu como profeta de 740 a 701 a.C. Foram 40 anos! Na época de seu chamado, pode ser que Isaías não fosse o idoso de cabelos brancos que geralmente imaginamos. Podemos ler a respeito de seu chamado em 2 Néfi 16. Ele tinha uma família.

Introdução. Isaías profetizou as consequências, inclusive dores e juízos, que Judá e Jerusalém enfrentariam devido a sua corrupção. Ele também profetizou que Jerusalém seria restaurada depois de ser purificada e profetizou coisas que aconteceriam nos últimos dias.

Como isso se realiza? O pensamento e a emoção devem primeiro ser considerados separadamente e depois em conjunto. Pois o pensamento deve ser o sistema de orientação que direciona a atenção e a emoção. A emoção é a energia que nos faz seguir a direção desejada, é a “fonte de poder”.

Mateus 16:25-26 ARA
Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Peça-lhes também que marquem a frase “a tua fé te salvou” no versículo 19. O leproso que expressara fé ao voltar e agradecer recebeu também a cura espiritual. Jesus limpara os dez leprosos, mas apenas o samaritano que dera graças foi curado tanto física quanto espiritualmente.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ).

Continuar lendo Como entender Isaías 8?