Como entender as Deps?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

As DEP´s significam que os filhos do touro A terão 15 kg a mais do que a média dos filhos dos touros avaliados, os do touro B serão 7 kg mais pesados e os do touro C serão 5 kg mais leves que a média. No entanto, esses valores serão alterados pelo meio ambiente e podem ser maiores ou menores.

Capacidade de Transmissão é o mesmo que: DEP = diferença esperada na progênie; HT = habilidade de transmissão; DP = diferença predita; PD = predicted diference; PTA = predicted transmitting ability; TA = transmitting ability; EPD = expected progeny difference.

Um bom touro precisa ser capaz de caminhar longas distâncias, cobrir as vacas todos anos, gerar bezerros com facilidade de parto, repassar maior peso à desmama aos machos e habilidade materna às fêmeas, além, claro, de maior peso adulto e qualidade de carcaça.

A DEP é o desempenho médio esperado dos filhos de um determinado reprodutor, em relação a uma base (média do rebanho, média de uma raça ou um determinado ano). É um valor positivo ou negativo em relação a esta base que é igualada a zero. Em geral, nas avaliações dentro de rebanho a base é a própria média do rebanho.

A DEP (diferença esperada na progênie) e a PTA (capacidade prevista de transmissão - do inglês Predicted Transmission Ability) possuem o mesmo significado, ou seja, é o desempenho médio esperado da progênie (filhos do reprodutor) para determinada característica, em relação a progênie de um reprodutor mediano para a ...

A DEP é um conceito estatístico que representa esta capacidade de transmissão. Assim sendo, a DEP é a predição do mérito genético médio dos gametas produzidos por um determinado indivíduo (um touro ou uma vaca, no caso dos bovinos).

A escolha de um touro com base na DEP do atributo Materno Total deve ser feita relacionando-se ambiente com o valor genético. Para ambientes onde as condições de nutrição sejam boas, as DEP´s mais elevadas são as mais indicadas, mas para ambientes com nutrição deficiente, DEP´s menos elevadas são as mais indicadas.

A Diferença Esperada na Progênie (DEP) é usada para comparar o mérito genético de animais para várias características e prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor. Em outras palavras, podem ser interpretadas como o que esperar dos filhos de um determinado reprodutor.

Um veterinário mostra três exemplos de bezerros. Entre as características invisíveis, estão o histórico dos animais; a sanidade, que envolve a vacinação e a genética. Entre as visíveis estão a carcaça, a musculatura e a precocidade, ou seja, a capacidade de depositar gordura e ficar pronto para abate.

Ficando determinado da seguinte forma: DECA 1 agrupa o conjunto dos 10% melhores animais avaliados; a DECA 2, aqueles entre 11 e 20%, e assim sucessivamente até a DECA 10, que inclui os 10% de animais com as piores avaliações.

Com o conhecimento da DEP (PTA, TA ou outros termos equivalentes) de todos os animais de uma população, a seleção se torna extremamente fácil e eficiente. É a mais acurada avaliação do valor aditivo dos animais para muitos caracteres.

“Lembrando que a relação touro:vaca mais utilizada é 1:25 ou 1:50, dependendo sempre da idade do touro. Com touros mais jovens, a correlação é maior.

Os taurinos são práticos e confiáveis, mas também muito teimosos. As pessoas têm medo de entrar em desacordo com eles porque sabem que os taurinos vão se manter firmes e talvez até mesmo cortá-las da vida deles caso você discorde de suas opiniões.

O touro bravo que hoje conhecemos é o resultado de mais de três séculos de cuidadosa selecção dos ganadeiros (pessoas que criam os toiros), que ao longo deste tempo foram selecionando caracteres comportamentais e morfológicos (aspecto) deste animal, numa busca constante pela bravura.

O ponto fraco do signo de touro é a teimosia – essa característica faz com que as pessoas de Touro sejam extremamente teimosas e testemunhas obstinadas. O touro também pode ser extremamente cabeça-dura, o que significa que pode ser difícil para as pessoas de Touro mudarem de opinião sobre algo.

Ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, habilidade materna são algumas das características que o criador pode incorporar ao plantel ao optar pela aquisição de novilhas Nelore PO na comparação com as fêmeas “cara limpa”.

Também chamada de vigor híbrido ou choque sanguíneo, a heterose é um fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamento de raças diferentes apresentam melhores desempenhos, como maior produtividade, resistência e precocidade que seus pais.

Os valores genotípicos são codificados para a média geral e expressos em função dos seus valores aditivos e daqueles atribuídos aos desvios de dominância. - Efeito aditivo (valor gamético): medida de valor a qual se refere a genes e não a genótipos, trata-se do efeito que o alelo X causa na população.

O que é PTA ou DEP? PTA é uma medida do mérito genético do touro para características de produção. PTA para a produção de leite, por exemplo, informa quantos quilos a filha de um touro provado poderá produzir a mais do que a média das filhas dos outros touros provados.

O RGN é o primeiro registro que o bovino recebe quando nasce. Pela ABCZ, é feita a vistoria até desmama de um técnico de campo habilitado para averiguar se o animal apresenta o padrão racial. O RGD é feito quando o animal atinge o sobreano. É uma espécie de confirmação de todos os dados já coletados do touro.