Como entender a velhice?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independe de condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros acreditam que a velhice é uma experiência subjetiva e cronológica.

O que é velhice? O termo velhice é delimitado por uma fase mais para o fim da vida. É uma etapa da vida biológica com consequências psicológicas, considerando que certos comportamentos são apontados como características da velhice.

Para os cientistas, o cérebro dos mais velhos funciona como se fosse um "disco rígido de computador" que, repleto de dados, demora mais tempo para acessar suas informações. Segundo eles, essa lentidão não está associada a um declínio do processo cognitivo.

Segundo Freud, cada um envelhece de seu próprio modo. Considerar a singularidade de cada velhice é fundamental para se conceber que o idoso aproveitará o seu futuro de forma única para, a partir do inconsciente, tratar o real.

Na civilização Ociden- tal, Sócrates afirmou que a velhice não apresentava peso aos prudentes; Platão direcionou a velhice à paz e a libertação e Aristóteles afirmou serem os idosos não confiáveis. Cícero aconselhou encontrar o prazer na velhice e Sêneca defendeu a velhice enquanto processo natural.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

Projeto muda de 60 para 65 anos idade para pessoa ser considerada idosa. O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Devemos honrar os idosos. A Bíblia diz em Levítico 19:32: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” As mulheres e os homens idosos devem ser tratados com respeito.

É comum ver idosos com aparência triste, apática, desatentos e desmotivados. Longe de parecer normal, esse quadro pode revelar uma doença devastadora: a depressão.

Nos tempos atuais, no Reino Unido, as causas principais de morte são demência, Alzheimer, doenças cardíacas, câncer, covid-19 e condições cerebrovasculares, como derrames. Doenças respiratórias também figuram no topo, com influenza, pneumonia e condições respiratórias aéreas crônicas, como asma.

O idoso com confusão mental, que pode ser causado por uma doença mental como Alzheimer ou devido a desidratação, por exemplo, pode não compreender o que é dito e resistir às atividades diárias como o banho, alimentação ou tomar os remédios.

7 maneiras de estimular a memória em idosos

  1. Jogos cognitivos são ótimos aliados. ...
  2. Leitura trabalha memória e muito mais! ...
  3. Exercite o cérebro com novos aprendizados. ...
  4. Acrescente pequenos desafios na rotina. ...
  5. Invista em atividades fora de casa. ...
  6. Use a tecnologia ao seu favor. ...
  7. Dê uma atenção especial à alimentação.

Sudoku, quebra-cabeça, caça palavras, jogo das diferenças, entre outros, são excelentes práticas que ajudam os idosos a estimular o cérebro, exercitar a memória e protelar a perda de fatos.

Num sentido mais amplo, velhice é o período que se inicia após o indivíduo ter atingido e vivenciado um nível de realizações pessoais que podemos chamar de maturidade.

A crítica à desumanização da velhice abarca a crítica mais radical de Simone ao próprio capitalismo. Improdutivos numa sociedade baseada na ideia de produtividade como valor essencial, os velhos são vistos como impotentes, sem futuro, excluídos de um papel ativo na sociedade.

A técnica de Beauvoir incidiu em imergir no pensamento e sentimento das pessoas idosas, destacando elementos históricos para ampliar a compreensão dos modos como a psique dos indivíduos e da sociedade se relacionavam com a velhice.

Mas, na verdade, a velhice pode ser sinônimo de sabedoria. Cientistas provaram que as pessoas com mais de 55 anos usam seus cérebros com muito mais eficiência do que as pessoas mais jovens.

Resposta verificada por especialistas. A principal característica dos idosos é que eles estão na fase mais avançada da vida, possuem muitas experiências e alguns deles começam a possuir alguns problemas de saúde, como: diabetes, pressão alta e osteoporose.

Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas.

O cérebro envelhece durante a vida e na terceira idade a memória imediata diminui. Um idoso com mais de 70 anos passa a ter apenas uma terça parte das papilas gustativas. Com o passar do tempo, os músculos que movimentam os pulmões enfraquecem-se e reduz-se o volume de inspiração dos órgãos respiratórios.