Como entender a nova CNH 2022?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Conforme previsto na resolução, a nova versão da carteira de motorista traz uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas, como o uso de óculos, por exemplo.

Do projeto inicial de alterações da nova CNH restou apenas a tabela com o desenho dos veículos que o motorista tem permissão para dirigir. Em resumo, a nova CNH é apenas uma pequena atualização da CNH atual, e não apresenta grandes mudanças em seu visual além das cores e das novas informações.

Conheça a nova CNH
O novo modelo do documento conta com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação da habilitação para conduzir – indicação por meio da letra P se o condutor tem apenas permissão ou D se tem a CNH definitiva.

Outra mudança que agrega o novo formato, é que a CNH Definitiva exibe a letra D, enquanto a provisória exibe a letra P. Por fim, o código internacional similar ao utilizado em passaportes também consta no novo modelo.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).

Principais mudanças da nova CNH
Holograma na parte inferior do documento; Informações que apenas estarão visíveis sob luz ultravioleta; Presença obrigatória do Qr code para validar a CNH Digital no celular; Indicadores para carteira: constará a letra “P”, se provisória (temporária), a letra “D”, quando definitiva.

B1: triciclos e quadriciclos, conhecidos como microcarros; C1: automóveis pesados de transporte de carga de até 7500 quilos, podendo ter reboque, desde que não ultrapasse 750 quilos; D1: veículos de passageiros com lotação máxima de 17 passageiros, incluindo o condutor.

Dessa forma, a disposição é feita da seguinte forma: Limite de 20 pontos, se o motorista cometer 2 infrações gravíssimas; Limite de 30 pontos, se uma das penalidades for gravíssima; Limite integral de 40 pontos, se nenhuma das faltas for gravíssima.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir. O uso de lentes corretivas é de uso obrigatório para motoristas com problemas de visão.

Restrição F é alvo de dúvida
Geralmente, essa é uma CNH com restrição que visa garantir a segurança do condutor, impedindo que ele faça grandes esforços com um de seus braços ou, até mesmo, outros membros superiores.

A letra A é uma observação na CNH que se refere à utilização de lentes corretivas, como óculos, para a condução do veículo. A CNH com observação A é a mais comum, sendo designada no exame oftalmológico que é um dos fatores determinantes para a emitir ou renovar a carteira de motorista.

Se não houver nenhuma infração gravíssima no período de 12 meses: pontuação máxima de 40 pontos na CNH. Caso haja uma infração gravíssima no período de 12 meses: pontuação cai para 30 pontos na CNH. Se houver duas infrações gravíssimas no período de 12 meses: o limite permanece em 20 pontos na CNH.

Um motorista que já é parceiro da 99, dirigindo na categoria Pop, por exemplo, ao trabalhar utilizando o seu veículo e a sua habilitação, está realizando uma atividade remunerada. Sendo assim, ele precisa apresentar uma CNH com EAR sempre que solicitado.

Número de registro: Está impresso na cor vermelha e pode ser definido como o número principal de identificação nacional. Ele é composto por 9 caracteres e 2 dígitos verificadores de segurança; Validade: Naturalmente, é ali que consta o dia, o mês e o ano em que a carteira de motorista vence e precisa ser renovada.

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho; Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

A categoria C é para veículo motorizado utilizado em transporte de carga, como caminhões, tratores e máquinas agrícolas. Já os veículos da categoria D são aqueles utilizados no transporte de passageiros, com lotação máxima de oito lugares sem contar o motorista, como ônibus, micro-ônibus e vans.

A categoriaAB” permite a você conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas (motos e triciclos), com ou sem carro lateral, da categoria “A”, além dos veículos motorizados da categoria “B”, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o ...

Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.

Antiga CNH
Esta continha menos informações e não incluía a fotografia do condutor. Diferente da CNH atual, a antiga CNH não tem valor como documento de identidade e é obrigatório apresentar a cédula de identidade conjuntamente ao documento para que este seja considerado válido.

Diferente do número de registro, mesmo que você perca sua habilitação e precise tirar uma segunda via, ou até mesmo passe por um novo processo de habilitação, o Renach vai continuar o mesmo.

Os motoristas que possuem modelos antigos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão que passar por um recadastramento no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).