Como entender a endoscopia?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A endoscopia é um exame indicado para detectar alterações que podem surgir no esôfago, estômago e intestino delgado. É realizado através de um tubo fino – conhecido por endoscópio – que possui em uma das extremidades uma câmera para a captura das imagens dentro do organismo do paciente.

A Endoscopia é um exame de grande importância para o diagnóstico de diversas doenças. Com ela é possível identificar problemas como inflações (esofagite, gastrite, colite), tumores, focos e sangramento, entre outros. O exame analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (1ª parte do intestino delgado).

Quando visualizado através do endoscópio, o câncer de estômago se assemelha a uma úlcera, uma massa em forma de cogumelo ou com saliências, pode ser difusa, plana, com áreas espessas denominadas linite plástica.

A endoscopia é um exame feito através de um tubo flexível e fino, com uma câmera na ponta, que permite observar a parte interna dos órgãos ocos, como o estômago e intestino.

É necessário um pequeno fragmento da mucosa do estômago que é retirado na biópsia e que é misturado com uma substância líquida (ureia e um marcador de acidez) num pequeno frasco. Esse teste serve para determinar a presença da bactéria Helicobacter pylori e é positivo, se a cor do líquido se tornar rosa ou vermelho.

Como entender o resultado do exame de biópsia da mama? O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

O H. pylori ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se aloja no estômago, onde prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, podendo provocar sintomas como dor e queimação abdominal, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.

Como é diagnosticada a gastrite? O exame mais importante para o diagnóstico de gastrite é a endoscopia com uma biópsia do estômago. O médico geralmente dará o medicamento ao paciente para reduzir o desconforto e ansiedade antes de iniciar o procedimento de endoscopia.

Sim, H. pylori tem cura e o tratamento dura 14 dias. Pelo menos 4 semanas de intervalo após o fim do tratamento.

Que doenças o exame pode detectar? O exame de endoscopia é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do trato gastrointestinal superior. Entre as principais doenças estão: tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobater pylori.

Quais são os sintomas de H. pylori?

  • sensação de distensão abdominal (barriga inchada); ...
  • dor e queimação no estômago; ...
  • falta de apetite; ...
  • náuseas e vômitos (volumosos ou com sangue são agravantes); ...
  • excesso de gases no estômago; ...
  • arrotos frequentes; ...
  • fezes muito escuras ou com sangue.

Quando é necessário fazer endoscopia com biópsia? A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica.

Esse potinho possivelmente é o teste de uréase. caso se torne rosa no mesmo dia o resultado seria positivo para a presença da Bactéria H pylori.

Dor abdominal: cerca de 60% dos pacientes apresenta dor nessa região. A sensação de desconforto abdominal persistente pode tanto indicar doença benigna (úlcera, gastrite) quando maligna (tumor de estômago). No exame físico feito pelo médico, o paciente pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado.

De acordo com a médica, o surgimento do câncer secundário à infecção por H. pylori começa pela formação da gastrite crônica. Por isso, quanto antes for iniciado o tratamento contra a bactéria, melhores são as chances de evitar a doença.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Náuseas e vômitos: esses sintomas estão presentes em cerca de 50% dos pacientes devido ao tumor reduzir o espaço interno do estômago. Muitas vezes é notada uma forte sensação de indigestão. Perda de peso: com diminuição do apetite e cansaço. Queimação e azia: esses sintomas são semelhantes aos das úlceras.

Quando há discordância entre a clinica e a patologia, deve ser retirada toda a lesão. Quando temos uma lesão suspeita pela imagem,deve fazer uma biopsia. Se der negativo deve ser retirada toda área para fazer um histopatológico da peça. O caso é que as vezes, mesmo sendo cancer, a biopsia dá falso negativa.

Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.