Como ensinar os números de forma divertida?

Perguntado por: fsalazar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

12 brincadeiras para ensinar matemática para crianças de forma divertida

  1. Jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiro sempre foram muito apreciados pelas crianças e costumam ser excelentes aliados no aprendizado. ...
  2. Jogo da memória. ...
  3. Dominó ...
  4. Esportes. ...
  5. Massa de modelar. ...
  6. Boliche. ...
  7. Brincadeiras de culinária. ...
  8. Blocos de construção.

6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças

  1. Receitas culinárias. Cozinhar com as crianças é uma excelente forma de desenvolver noções de quantidades e padronização de medidas. ...
  2. Jogos de tabuleiro. ...
  3. Brincadeiras com mapas. ...
  4. Jogo da Velha, Damas e Xadrez. ...
  5. Jogos de construção.

Atividades lúdicas podem variar de atividades físicas como andar de bicicleta e dançar, a atividades mentais como quebra-cabeças ou jogos de estratégia. Podemos destacar tanto a brincadeira com outras crianças quanto sozinho. Brincadeiras em grupo auxiliam na comunicação, cooperação, paciência e empatia, por exemplo.

Relacionar à quantidade ao número escrito
Disponibilizará objetos como tampinhas de garrafa ou pecinhas de lego. Organizará os alunos para que um de cada vez coloquem nas caixas as quantidades de objetos em que está o numeral. Através da atividade lúdica a criança constrói símbolos.

É o que você vai descobrir no artigo de hoje! Quando começar a apresentar a matemática para crianças? Na fase pré-escolar, ou seja, a partir dos 2 anos, as crianças já começam a ter um desenvolvimento cognitivo acelerado. Por isso, é a idade ideal para começar a apresentar os números.

Exemplo de atividades: – formar fila por tamanho dos alunos (do maior ao menor); – propor atividades com diversos tamanhos de cabo de vassoura para ordená-lo; – ordenar brinquedos da sala de aula. O trabalho com a classificação, seriação e quantificação são decorrentes das relações que a criança faz entre os objetos.

Trabalhar a “Amarelinha” nas aulas de matemática com crianças de 4 e 5 anos, foi a estratégia utilizada para explorar a linguagem corporal a partir das relações estabelecidas pelas crianças entre suas habilidades corporais e os elementos do meio.

5 jogos lúdicos de matemática para ajudar no aprendizado

  1. Jogo da memória com números. Que tal incentivar o aprendizado de matemática e ainda treinar o raciocínio e a memória? ...
  2. Sudoku. ...
  3. Jogo da trilha. ...
  4. Jogo de cartas. ...
  5. Boliche.

A Matemática lúdica é uma ferramenta essencial pronta a atender à necessidade de elaborar pedagogicamente aulas com maior aproveitamento e entretenimento, ajudando o aluno a analisar, compreender e elaborar situações que possam resolver determinados problemas que sejam propostos pelo professor permitindo a análise e ...

-, Matemática divertida e curiosa apresenta, de forma entrelaçada, os problemas numéricos, anedotas, sofismas, contos, frases célebres, de modo que o aluno tenha contato com os temas de forma elementar e intuitiva, incentivando o interesse e a aprendizagem.

A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.

Quando trabalhamos com numerais é interessante, mesmo que na educação infantil, já trabalhe também sua escrita. Assim as crianças vão associando quantidades, número e numeral. Podemos trabalhar com objetos, fazendo a contagem onde as crianças façam o manuseio, uma dica bem legal e contar os brinquedos.

Contar e agrupar permitem controlar e representar quantidades. Dessa forma, propor à turma fazer coleções de diferentes objetos (figurinhas, pedrinhas, contas, folhas, entre outros) permitirá a contagem por meio de agrupamentos menores, o que também estará mais próximo do seu cotidiano e será mais significativo.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Sugestões de Trabalho
Peça também que façam sinal com a mão especificando o número 1. Confeccione o número 1 em E.V.A. ou papel cartão e proponha às crianças uma brincadeira de colagem utilizando papel picado, cola colorida, algodão, etc. para cobrir o número 1.