Como ensinar os filhos a serem obedientes?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Para que a obediência se converta em uma virtude, os pais devem explicar aos filhos as razões pelas quais lhes pedem algo. A partir dos 4 anos você deve insistir, portanto, em explicar-lhe o porque do que lhe pede. Convém, também, que lhe fale sobre o que significa "obedecer".

5 dicas de como lidar com a desobediência: como educar filhos desobedientes

  1. 1 Entenda a raiz do problema.
  2. 2 Conecte-se com eles.
  3. 3 Incentive o comportamento positivo.
  4. 4 Faça combinados.
  5. 5 Procure ajuda psicológica.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Em Educar, amar e dar limites: os princípios para criar filhos vitoriosos, Paulo Vieira, um dos mais conceituados coaches do país, e a pedagoga Sara Braga Pina trazem ferramentas concretas para sair do estado de vitimização e partir para a ação.

A obediência gera um futuro próspero
A bíblia revela que, se plantamos obediência, logo colheremos bênçãos para nossa vida. Já que obedecer a Deus é uma maneira de glorificar o nome dEle. E quanto mais adoramos, mais somos abençoados. Pois o coração de um pai sempre se alegra com a obediência do filho.

Deuteronômio vinte e oito fala sobre as bênçãos de ser obediente, esta palavra foi proferida ao povo de Israel. Se o povo obedecesse a Deus seriam exaltados entre as nações e a benção de Deus acompanharia todas as áreas da vida daquele povo.

Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém. Esta expressão é utilizada para qualificar a condição de quem está disposto a obedecer.

Esta é a sua oportunidade de mostrar-lhe o que é maturidade. Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Elogie o cumprimento das ordens. Em geral, os pais dão atenção às crianças quando estas desobedecem e ignoram quando elas cumprem. Inverta esta situação, para que o seu filho sinta maior ganho em obedecer. Estabeleça programas de reforço, com o qual recebem pontos ou autocolantes de cada vez que obedecem.

Dicas para não perder a paciência com os filhos

  1. Dedique mais tempo às crianças. ...
  2. Dê bons exemplos. ...
  3. Respire. ...
  4. Estabeleça diálogo. ...
  5. Tenha uma rotina. ...
  6. Evite o “porque não”/ “porque sim” ...
  7. Estabeleça limites. ...
  8. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Uma criança desobediente ainda não aprendeu que deve respeitar os limites e acredita que todas as suas vontades devem ser atendidas. No entanto, é importante que os pais mostrem desde cedo que na vida existem regras e que, nem sempre, vamos conseguir fazer tudo o que desejamos.

Aproveite os momentos em que algo lhe incomoda e seja aberto o suficiente para explicar ao pequeno os motivo de aquele tipo de atitude não ser adequado. Após, escute o que as crianças tem a dizer, muitas vezes eles sentem coisas que não sabem bem explicar, e é necessário paciência para chegar ao fundo da questão.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.