Como ensinar o número 1 para o maternal?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Aprendendo o número 1

  1. Organize os alunos em uma roda e converse com eles sobre os números ao nosso redor e sua importância no dia a dia. ...
  2. No parque ou na sala de aula, faça o contorno do número 1 com fita crepe ou giz de lousa e peça aos alunos que andem sobre o seu contorno. ...
  3. Confeccione o número 1 em E.V.A.

Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.

Nesses primeiros anos de vida, a criança aprende sobre os princípios básicos do português, matemática, ciências e sociologia, visando melhorar seu convívio em sociedade e sua socialização com terceiros. Porém, vale ressaltar que o grau de ensino depende de cada grupo e etapa da fase infantil que a criança se encontra.

Apreciação musical; Percepção auditiva (sons do corpo); Expressão corporal; Concentração; Coordenação motora; Imitação de gestos e ritmos corporais espontâneos; Conhecimento e reprodução de canções.

Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Conte histórias infantis, porém curtas. Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.

Como ajudar a criança a aprender a contar

  1. Peça para enumerar objetos. Reproduzir sequências oralmente nem sempre significa que a criança entende de quantidade. ...
  2. Faça receitas com vários ingredientes. ...
  3. Reproduza músicas e vídeos. ...
  4. Associe números a cores. ...
  5. Proponha brincadeiras.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

Segura a colher e leva alimentos à boca sem entornar muito. Interesse por livros com figuras, virando várias páginas de cada vez. Faz rabiscos, mostrando preferência por uma mão (a lateralidade ou preferência por uma mão é anormal antes dos 18 meses).

Atividades para crianças de 3 anos para você se inspirar

  • Leitura. A leitura é sempre uma excelente atividade para ser realizada com as crianças. ...
  • Dança. A dança é uma excelente atividade infantil para 3 anos que estimula o ritmo e o equilíbrio do pequeno! ...
  • Atividades manuais. ...
  • Cores e formas. ...
  • Autocuidado.

6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças

  1. Receitas culinárias. Cozinhar com as crianças é uma excelente forma de desenvolver noções de quantidades e padronização de medidas. ...
  2. Jogos de tabuleiro. ...
  3. Visita ao supermercado. ...
  4. Brincadeiras com mapas. ...
  5. Jogo da Velha, Damas e Xadrez. ...
  6. Jogos de construção.

Na educação infantil, o primeiro passo é desenvolver a percepção e o raciocínio lógico matemático. De acordo com a BNCC, o aprendizado dos números aparece em seu quinto campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações” destaca para o ensino dos números na educação infantil.

Atividades lúdicas podem variar de atividades físicas como andar de bicicleta e dançar, a atividades mentais como quebra-cabeças ou jogos de estratégia. Podemos destacar tanto a brincadeira com outras crianças quanto sozinho. Brincadeiras em grupo auxiliam na comunicação, cooperação, paciência e empatia, por exemplo.

Educar crianças dos 0 aos 3 anos: os desafios das brincadeiras e dos cuidados. A primeira fase da educação infantil é quando os bebês e crianças começam a interagir com outros, a perceber o mundo dos sons, das cores, das brincadeiras e dos estímulos que o farão desenvolver a linguagem, a mobilidade e a cognição.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Os eixos da Educação Infantil

  • Movimento.
  • Música.
  • Artes Visuais.
  • Linguagem Oral e Escrita.
  • Natureza e Sociedade.
  • Matemática.

Como aceitar as diferenças

  1. Observe as suas próprias atitudes. ...
  2. Dê exemplo sempre. ...
  3. Converse com as crianças. ...
  4. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  5. Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  6. Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  7. Busque exemplos de representatividade.