Como ensinar o cão a vir quando chamado?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Assim que ele se agitar, diga em voz calma, clara e firme o nome do cachorro e o comando de “venha”. Quando ele chegar e comer o petisco, passe a mão em sua cabeça ou faça algum outro tipo de carinho que ele goste. Desta maneira, você estará reforçando o hábito.

Comportamento canino: os cães interpretam a comunicação humana também pelo tom de voz. Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras.

Cachorro não vem – Ele simplesmente não quer ir até você
O cachorro é um ser vivo que adora o seu tutor. Ele vai fazer de tudo para pode estar sempre perto de quem ele mais ama. Afinal, é por isso que a expressão “melhor amigo do homem” existe. Os cães realmente são nossos parceiros e adoram a nossa companhia.

“O comando deve ser falado de maneira simples e clara, usando o nome do cão. O começo deve ser em uma distância próxima, num ambiente calmo, em casa, e quando o pet começar a vir até o tutor, deve ser pronunciado o “'vem”, e, assim que o animal chegar, deve haver um agrado, uma recompensa com algum petisco.”

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros. O próprio nome do animal também entra nessa lista.

Os cachorros têm um humano preferido?

  1. Obedece rapidamente às suas ordens.
  2. Segue essa pessoa dentro de casa ou na rua se ele estiver andando solto.
  3. Busca continuamente o contato físico com a pessoa.
  4. Dá as boas-vindas com especial entusiasmo após algum tempo separados.
  5. Dorme e descansa ao seu lado.

Como fazer um cachorro gostar de você?

  1. Respeite o tempo dos cães.
  2. Não brigue com o cachorro.
  3. Descubra o que mais gosta.
  4. Dê atenção ao pet.
  5. Ensine coisas novas ao seu pet.

Ignorar o cão é uma das melhores formas de demonstrar que você está acima dele na hierarquia da família. Seu cão vai entender que a atitude dele está sendo reprovada. Ande sempre na frente do seu cão, não deixe ele andar na sua frente durante os passeios e também não permita que ele passe na sua frente pelas portas.

Outra dica sobre como fazer seu cachorro obedecer é aplicar a técnica de recompensar seu cachorro sempre que ele se comportar adequadamente. Quando ele obedecer ao seu chamado, parar de latir, rosnar ou qualquer outra atitude desobediente, elogie-o e dê uma recompensa. Pode ser um petisco ou o brinquedo favorito dele.

Você já se perguntou o que o cachorro sente quando recebe carinho? Esse ato dá uma grande sensação de bem-estar para o animal. É como se ele estivesse recebendo uma massagem super relaxante, capaz de eliminar todo estresse e deixá-lo bem calminho. Ao sentir o carinho, o pet fica muito mais leve durante o dia.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Cachorro que boceja junto, permanece junto!
A conclusão é que o tal bocejo contagioso pode ser, na verdade, um sinal de afeto e de empatia.

Se você tem um cão em casa provavelmente já percebeu que, por mais amável que seja, muitas vezes ele acaba ignorando algumas de suas visitas sem que elas sequer tenham feito algo ao animal. O sinal aparentemente banal do pet, porém, pode indicar grande perspicácia ao reconhecer quando alguém não é muito agradável.

Como fazer a associação
Descubra o que o seu cão gosta e então use isso como recompensa por ter atendido ao chamado. Outra coisa que deve-se ter atenção é para não fazer nenhuma associação negativa. Como por exemplo, dar a bronca utilizando seu nome ou mesmo falar seu nome de forma a chamar sua atenção por algo errado.

Os cachorros são animais territoriais que podem ser muito protetores em relação à sua casa, seus donos e seus objetos. A presença de pessoas, cachorros ou outros animais desconhecidos em sua casa, pode fazer com que ele sinta que seu território está sendo invadido e que seus recursos estão sendo ameaçados.