Como ensinar o bebê a tomar água no copo?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Mostre e explique que é preciso entornar o copo para o líquido descer e entrar na boca dele. Quando ele entender, você pode dar copos com tampa e duas alças para ele treinar. Tenha paciência e releve a molhação: Não espere eficiência logo na primeira tentativa. A criança precisa se acostumar com o objeto.

– Molhe o bico do copo com o líquido para que a criança sinta o gosto e perceba que ele está ali. – Use o copinho na frente do seu filho para dar o exemplo, e incentive-o a copiá-la. – Se seu filho está relutando em usar o copinho de treinamento, procure um que tenha o bico mais macio.

Sempre ofereça água
No começo precisa insistir para fazer seu filho beber água. Sempre que for beber um copo de água, ofereça para ele e quem estiver por perto. Mostre que está oferecendo não só porque beber água faz bem mas por educação, pois já que está pegando água para você, pode pegar para ele também.

porque. o bebê não quer tomar água também não quer tomar água porque o a perna ele tem um sabor adocicado é claro que não é o doce que nós adultos estamos acostumados sorvete chocolate se você já falou com o leite materno você vai ver que tão adocicado meio estranho mas enfim é tem o sabor então quando introduz.

Deve-se dar água para o bebê sentado, com cabeça e pescoço alinhados, para evitar que ele engasgue Além disso, é importante dar água em pequenas porções, ao longo do dia e entre as refeições, evitando que o estômago do bebê fique estufado e ele tenha menos vontade de comer.

Copos com canudo: Estes copos são ideais quando a criança já está mais crescida, pois podem ser usados sem virar os líquidos, sendo recomendado a partir dos 12 meses de idade da criança.

Até os 12 meses, o recomendado é de 800 ml a 1 litro de água por dia. Entre o primeiro e o terceiro anos de vida, a demanda aumenta para 1,3 litro diariamente, o que inclui sucos e outras bebidas naturais. Entre os 4 e 8 anos, a média sobe para 1,7 litro, e entre os 9 e 13 anos, a quantidade varia conforme o sexo.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Como fazer? Ir oferecendo água e suco no copo. Com o tempo, oferecer leite no copo. Se a criança disser que quer a mamadeira, diga que no momento você não a esta encontrando e, por isso, ela deve tomar no copo.

Os bebês devem começar a consumir água assim que se inicia o período de introdução alimentar. Portanto, a partir dos 6 meses. Como nessa fase os pequenos ainda não pedem água, pois ainda não conseguem perceber que estão com sede, uma dica é deixar sempre acessível um copo ou garrafinha com água.

O que é o copo de transição e quando ele é indicado? O copo de transição, também chamado de treinamento, imita um copo comum, com uma tampa para evitar que o bebê se molhe quando for beber algum líquido. Como seu próprio nome sugere, ele é muito usado na fase de transição do bebê da mamadeira ou peito para o copo.

De 4 meses a 6 meses: Nessa fase o copo de transição deve ter bico de silicone flexível e macio, com alças para segurar. O formato pode variar um pouco, mas deve ser ergonômico e ter uma válvula limitadora de fluxo, assim o líquido sai com moderação evitando que o bebê se engasgue.

A necessidade do copo dá início quando o bebê passa a consumir outros líquidos, sem ser o leite materno, como a água e os sucos. As recomendações mais atualizadas é que a ingestão desses líquidos devem acontecer depois dos seis meses de idade.

Uma das transições mais complicadas da vida do bebê é a da mamadeira de leite pelo copo. Segundo especialistas, a fase para começar essa mudança é perto de a criança completar um ano.

Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.