Como ensinar matemática de forma fácil?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para isso, conheça 9 dicas de brincadeiras, aplicativos e jogos que certamente o ajudarão a ensinar matemática para os pequenos de forma simples e divertida!

  1. Jogue com seu filho. ...
  2. Monte quebra-cabeças. ...
  3. Brinque com os blocos de construção. ...
  4. Desenhe e cole com seu filho. ...
  5. Escolha aplicativos educativos. ...
  6. Invista na música.

A partir dos 4 anos, quando a criança já tiver claro o conceito de números, chega o momento de começar a praticar as operações básicas, como adição e subtração. Conforme ela avança, é importante que os ensinamentos evoluam também, a fim de acompanhar o nível do pequeno.

Preferencialmente na ordem: Adição de frações, Subtração de frações, Multiplicação de frações e Divisão de frações. Estudar definições e propriedades. Simplificação. Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão de números decimais.

Metodologias que podem ser usadas na busca de um melhor modelo de ensino-aprendizagem da Matemática: Aulas expositivas e demonstrativas, buscando sempre relacionar a Matemática ao cotidiano. Prepare aulas no data-show, utilize os recursos da informática.

6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças

  1. Receitas culinárias. Cozinhar com as crianças é uma excelente forma de desenvolver noções de quantidades e padronização de medidas. ...
  2. Jogos de tabuleiro. ...
  3. Visita ao supermercado. ...
  4. Brincadeiras com mapas. ...
  5. Jogo da Velha, Damas e Xadrez. ...
  6. Jogos de construção.

“As crianças podem aprender Matemática brincando por meio de jogos de dominó, imitação, memória e tabuleiro, por exemplo, que tornam a manipulação dos números mais divertida. Além disso, os professores também podem incluir músicas e brincadeiras de pular amarelinha ou corda, desenhar figuras geométricas e fazer mímica.

A turma precisa aprender que a Matemática não é feita apenas de resultados precisos, mas também de aproximações, raciocínios e elaboração de argumentos. Proponha situações de uso de estimativa e peça que os alunos explicitem em quais conhecimentos se apoiaram para calcular.

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois resolva a adição e subtração, ou vice-versa.

Normalmente, a base é a aritmética (parte totalmente numérica) que é aplicada para desenvolver os conceitos da álgebra (conta com letras) e da geometria (contas em figuras).

Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita. O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos.

Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino da Matemática tem sido aquela em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação [...].

Confira a seguir as nossas sugestões para tentar melhores resultados!

  1. Desmistificar as dificuldades. ...
  2. Diversificar os tipos de conteúdo. ...
  3. Desafiar os estudantes. ...
  4. Incentivar a valorização da matemática em situações do cotidiano. ...
  5. Usar jogos e brincadeiras em sala de aula.

5 jogos lúdicos de matemática para ajudar no aprendizado

  1. Jogo da memória com números. Que tal incentivar o aprendizado de matemática e ainda treinar o raciocínio e a memória? ...
  2. Sudoku. ...
  3. Jogo da trilha. ...
  4. Jogo de cartas. ...
  5. Boliche.

Sugestões para trabalhar a Matemática de forma interdisciplinar

  1. Encontre planos de aulas para desenvolver as habilidades prioritárias no Ensino Fundamental.
  2. Cursos gratuitos: Leve os jogos para a sala. ...
  3. Matemática: mais dinamismo para as aulas com o GeoGebra. ...
  4. Meio ambiente: aprofunde-se no tema transversal da BNCC.

Estimular a criança a: contar em conjunto com a turma quantos colegas vieram para a aula; fazer atividades com objetos e jogos, solicitando que eles contem quantos itens têm; e jogar a bola falando um número são algumas formas de trabalhar a contagem e proporcionar a vivência da matemática na Educação Infantil.