Como ensinar letra cursiva de forma ludica?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Com atividades como essas, fica muito mais simples e agradável ensinar letra cursiva na educação infantil. As crianças aprendem de uma maneira lúdica, desenvolvendo naturalmente essa habilidade, que vai muito além de traçar letras no papel.

Chame a atenção dos alunos para a grafia das letras cursivas, destacando o traçado de forma contínua, sem tirar o lápis do papel, e ressalte a diferença entre os dois tipos de letra (na imprensa, as letras aparecem separadas na palavra e, na cursiva, as letras aparecem ligadas umas às outras na palavra).

Embora a BNCC normatize a exigência do ensino da letra cursiva, a pesquisa evidenciou que, mesmo sem essa obrigatoriedade, 33 professores (91,67%) pesquisados seriam favoráveis à sua aprendizagem. Isso confirma que, segundo os professores, o ensino da letra cursiva ainda é considerado importante.

7 anos

por volta dos 7 anos os pequenos começam a ser introduzidos à letra cursiva na escola. "O desenvolvimento da mão e dedos precisam estar coordenados para exercitar a força e o controle dos movimentos com precisão, para, futuramente, aperfeiçoando realizar os contornos das linhas que a letra cursiva exige", diz.

Em uma caixa de sapato, coloque letras de alfabeto móvel (feitas de plástico, madeira ou papel mesmo). Com as crianças em roda, ligue a música e peça para passarem a caixa de mão em mão. Quando a música parar, a criança pega uma letra da caixa e diz uma palavra que começa com ela.

EF01LP11, “conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas” e o código EF02LP07 para o 2º ano “escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva” (BRASIL, 2017, p. 101).

Qual habilidade trabalha letra cursiva? Além disso, o treinamento da escrita a partir da técnica cursiva auxilia bastante no que diz respeito à coordenação motora. Há vários estudos que comprovam isso, já que o aluno vai depender de concentração para realizar os contornos que formarão as letras.

Algumas atividades sugeridas neste programa para treinar a identificação das letras são: cantar o alfabeto e apontar para as repectivas letras, o que permite associar os sons às letras e cada a letra à sua posição no alfabeto; apontar para uma letra nomeada pela professora; nomear uma letra mostrada pela professora; e ...

A BNCC estabelece que, no 1o ano, o aluno deve conhecer, diferenciar e relacionar todos os tipos de letra para, no 2o ano, aprender a escrever efetivamente a letra cursiva.

Importância da letra cursiva
Porém, estudiosos já confirmaram que a letra cursiva ainda pode colaborar para o desenvolvimento cerebral do ser humano, porque desenvolve áreas no cérebro responsáveis pela linguagem, pela memória de trabalho e pelo pensamento.

Estudos indicam que a união entre as letras facilita a percepção de que uma palavra tem início, meio e fim. O que auxilia na conexão entre palavras, melhora a produção e a interpretação de textos no geral.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Letra cursiva na alfabetização
“No processo de alfabetização é importante que a criança entenda o processo de construção das palavras e, consequentemente, quando isso estiver bem estruturado, o professor pode iniciar a apresentação das palavras escritas com letra cursiva”, aponta a psicopedagoga.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.

Atividades ajudam a estimular o desenvolvimento motor, o senso de espaço, movimento e percepção que ajudam na construção da escrita e da leitura.

7 dicas de como ensinar o alfabeto de forma divertida

  1. Leia livros infantis com o seu filho. O hábito de ler livros para as crianças pode ser iniciado até mesmo quando elas ainda estão na barriga da mamãe. ...
  2. Faça uso de músicas infantis para aprender brincando.

Como dar uma aula divertida? 6 dicas

  1. Conecte o conteúdo com as experiências de vida dos alunos. ...
  2. Use músicas e filmes como recursos educacionais. ...
  3. Saiba incorporar memes no processo de aprendizagem. ...
  4. Use plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma. ...
  5. Dê protagonismo aos alunos. ...
  6. Aposte na gamificação.

Como o ensino lúdico funciona na prática? Brincadeiras, jogos, gincanas e outras atividades criativas podem ser mescladas ao conteúdo visto em sala de aula. Essas são alternativas que engajam os estudantes e estimulam o aprendizado, fazendo que eles consigam assimilar melhor o assunto trabalhado.

Cursivo é qualquer estilo de escrita manual criada para a agilidade na escrita, cujo nome deriva do latim cursivu. Nas línguas que utilizam os alfabetos latino e cirílico as letras das palavras são geralmente ligadas umas às outras, o que permite que a palavra inteira seja escrita com um único traço.