Como ensinar a ler passo a passo?

Perguntado por: lgalvao2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

PASSO A PASSO PARA ENSINAR A LER

  1. Comece pela leitura.
  2. Em seguida, apresente o alfabeto.
  3. Agora ensine as sílabas.
  4. Associe o som das sílabas com objetos ou figuras.
  5. Apresente palavras simples (2 sílabas, por exemplo)
  6. Comece a explorar mais palavras.
  7. Coloque em prática todo o aprendizado.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Proponha brincadeiras relacionadas às letras e incentive esse reconhecimento em qualquer lugar. Alguns jogos e brinquedos também podem estimular esse aprendizado. Livros temáticos e gibis costumam chamar a atenção das crianças, e se o seu filho se mostrar interessado, invista nesse tipo de recurso.

Dicas de alfabetização

  • Clube da leitura e contação de histórias. Quem já ouviu aquela famosa frase: “Quem lê bem, escreve bem?”. ...
  • Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas. ...
  • Trava-línguas. ...
  • Jogos de ritmo e rima. ...
  • Explore os sons das palavras. ...
  • Aprendendo com música. ...
  • Embaralhando as palavras.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

fônico

Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.

Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

primeiro. as consoantes mais fáceis de ser ensinadas são aquelas que são fáceis para pronunciar e sustentar o som por um determinado.

É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.

Silábico. Da sílaba (consoante+vogal), chega-se a construções mais complexas, apoiando-se em cartilhas com desenhos ou palavras-chave associadas. O método valoriza o desenho correto das letras, priorizando caligrafia, ortografia, cópia, ditados e formação de frases.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

Nas dificuldades de aprendizado devem ser avaliados vários fatores que levam ao fracasso escolar, tais como doenças orgânicas, distúrbios de sono, problemas pedagógicos, ambiente escolar, distúrbios sensoriais, até mesmo problemas neurológicos como epilepsia, enxaqueca, TDHA.

A grande maioria dos casos, são de crianças que tem pais ou parentes que apresentam as mesmas dificuldades. Outros fatores de risco incluem peso baixo e prematuridade no nascimento ou algum tipo de lesão ou doença durante a infância, como bater a cabeça muito forte, envenenamento por chumbo, meningite, etc.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.