Como enraizar violeta na água?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

d) As plantas de violetas-africanas devem ser enraizadas inicialmente em água e posteriormente transplantadas para pó de xaxim, ou outro substrato similar; e) Para enraizamento de pecíolos de violeta nos substratos terra+areia+esterco e em água, recomenda-se um período máximo de 60 dias.

E nunca molhe as folhas e flores, regue o solo. Por ter folhas grossas e com pelos, a planta retém umidade e receber água diretamente nessas regiões pode facilitar o apodrecimento ou surgimento de fungos.

Plante sua violeta em um lugar protegido do sol direto, mas que tenha bastante claridade. O solo deve ser preparado com uma mistura de areia, terra e turfa (há substratos especiais para violetas já com essa composição).

Tempo de enraizamento
O manjericão, por exemplo, por ter caule mais macio, enraíza mais rápido que a hortelã.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

Como regar violetas
Molhe-as entre duas e três vezes por semana ou sempre que sentir que a terra estiver seca: para isso, coloque o dedo indicador na terra e observe se o solo está ou não úmido. Além disso, observe que a irrigação deve ser realizada com água morna ou em temperatura ambiente.

O substrato ideal para violetas é a mistura de areia e terra, pois ela drena bem a água e mantém a umidade da planta. Sendo necessário, que o solo tenha nutrientes, pois a planta necessita de solo rico e fértil.

primavera

A melhor época para plantar as violetas é na primavera, pois é um período que não é marcado por muito frio e nem muito calor, sendo perfeito para esta espécie que gosta de temperaturas mais amenas.

O melhor é mantê-las próximas às janelas mais luminosas da casa, mas sempre protegidas de qualquer incidência de luz solar direta, que pode queimar suas folhas e flores”, conta Malamut. O cantinho das violetas deve ter uma temperatura equilibrada tanto durante o dia, quanto a noite.

Essa planta floresce normalmente no final do inverno e dura até o fim do verão. Porém, quando bem cuidadas e desenvolvidas, elas podem ficar floridas durante todo o ano.

50 anos

Quando devidamente cuidada, uma violeta-africana pode viver indefinidamente. Não é incomum que as plantas vivam 50 anos e sejam passadas de uma geração para outra dentro de uma família.

A violeta precisa de poda? Sim, a ela precisa de poda. É a partir da remoção de folhas e flores amareladas que você garante que ela cresça saudável. Para isso, basta uma tesoura de jardinagem adequada para cortar as partes mortas da flor.

Adubo caseiro para violetas
Você vai precisar de cascas de ovos, humus e banana para isso. A combinação de adubo natural (humus), com cascas de ovos e banana garantirá a proporção perfeita entre nitrogênio, potássio e fósforo em uma planta.

Conclusão: super recomendo deixar na chuva. Mas lembre-se: devem estar na sombra com luz indireta para não queimarem; debaixo de uma árvore seria o ideal. Colocar em um vaso bem drenado e com substrato leve, com casca de pínus, fibra de coco ou pedriscos. Ela gosta de estar sempre úmida mas sem estar encharcado.

As violetas são plantas com tecido interno rico em água e por isso são muito sensíveis ao excesso de umidade elas tendem a melar e apodrecer.

A violeta também representa espiritualidade elevada e dá um certo toque de mistério à decoração do ambiente. Por isso, presentear aquela pessoa querida com um lindo vasinho de violetas é perfeito para expressar afeto e carinho.

O efeito estimulante de folhas no início de formação de raízes tem, em geral, sido atribuído à produção de carboidratos pela fotossíntese, auxina endógena e cofatores de enraizamento sintetizados pelas folhas e à regulação do estado hídrico na estaca.