Como enraizar a folha de uma orquídea?

Perguntado por: rguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Primeiramente, é preciso escolher uma planta saudável. Lave-a em água corrente para que ela fique bem limpa, com raízes limpas e sem restos de terra ou de adubo. Em um vidro ou recipiente plástico transparente, coloque um pouco de água. E, em seguida, coloque a orquídea dentro.

Como fazer mudas de orquídeas pelo caule
Uma das maneiras de fazer a reprodução de orquídeas é através do caule. Nesse caso, é preciso que o caule já esteja com raiz brotando. Assim, é necessário cortar o caule com a raiz brotando e colocá-lo em um vaso preparado com substrato para orquídea.

Como fazer a orquídea florir?

  1. 1 – Aplique adubo mineral ou orgânico. O ideal é realizar a aplicação de adubo regularmente, seja ele mineral (o conhecidíssimo NPK) ou orgânico. ...
  2. 2 – Considere o tipo de orquídea. ...
  3. 3 – Proporcione a luminosidade adequada. ...
  4. 4 – Faça testes com a luz natural. ...
  5. 5 – Dicas extras.

Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:

  1. Forneça luz suficiente.
  2. Orquídeas precisam de muita luz indireta, pois elas precisam de luz para gerar energia suficiente para gerar novas flores. ...
  3. Adube suas orquídeas. ...
  4. Prefira deixar fora de casa. ...
  5. Regue sua orquídea moderadamente.

Coloque o ramo em uma garrafa ou vaso com água limpa e fresca. Certifique-se de que a água esteja fresca e troque-a regularmente para evitar que ela fique estagnada. Aguarde até que as raízes cresçam e sejam fortes o suficiente para transplantar a orquídea para um vaso com substrato. Isso levará cerca de 2-3 meses.

15 dias

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.

primavera

A primavera é a estação para reenvasar orquídeas — a maioria delas. A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar.

Cortando a haste, após o término da floração, damos uma chance para que a planta desenvolva outras estruturas, como folhas e raízes, preparando a para uma nova floração, que geralmente ocorrerá no ano seguinte.

As melhores orquídeas para plantio em tronco são as epífitas. Elas se alimentam de água, matéria orgânica e luz. Entre elas, a orquídea Phalaenopsis é a mais famosa, mas também há outras opções, como a Cattleya e Dendrobium. Independente o tipo escolhido, a recomendação é que faça o plantio sempre depois da floração.

Veja como plantar pode ser fácil e atrativo, usando troncos de maneira produtiva e muito delicada. Quem ama suas orquídeas sabe que uma forma muito legal de plantá-las pode ser em troncos. Afinal, elas na natureza ficam no tronco das árvores e pensando nisso, podemos recriar este seu habitat natural.

A água de arroz funciona como um energizante para as plantas e atua como um complemento na fertilização, não substituindo este processo. Além de ser bastante útil para sua horta, essa receita também funciona para plantas de interior, como orquídeas, por exemplo.

Não há outras contraindicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaleia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.

Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.

Para isso, remova a folha puxando delicadamente da base da planta para tentar tirar um pedacinho das células do nó (onde têm as células meristemáticas) e basta colocar na água ou na terra. As raízes aparecem em poucos dias, mas nem todas as espécies dão resposta positiva ao enraizamento através de folhas.

Quando isso acontece, é porque a planta está se preparando para ter novas folhas, que nascerão assim que as velhas se soltarem. Normalmente, uma orquídea Phalaenopsis tem de seis a oito folhas, algumas plantas beeeem grandes podem ter até dez. Talvez sua planta esteja se preparando para ter um broto!

A dica é tirar todas as folhas e raízes mortas, assim a orquídea pode concentrar seus nutrientes para a criação de novos brotos."

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Sendo assim, recomenda-se colocar a orquídea próxima a alguma janela. Isso, claro, desde que ela não fique voltada para o sol entre 10h e 16h. Além disso, orquídeas também gostam de ambientes arejados.

As orquídeas gostam de estar sempre muito bem iluminadas, especialmente na parte da manhã. Mas nunca recebendo diretamente os raios solares. O sol aumenta a temperatura da folhagem e não faz bem para a planta. Por isso, evite colocá-la em espaços externos sem proteção.

As raízes para cima da orquídea não devem ser cortadas. A não ser que elas se quebrem ou fiquem muito secas. Nesse caso, você pode usar uma tesoura esterilizada e aplicar própolis ou canela na “ferida” para evitar infecções.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.