Como engrossar as pernas depois dos 50 anos?

Perguntado por: aassuncao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios. “Costumo dizer que é sempre importante ganhar e manter os músculos para envelhecer bem”, garante Najas.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

Todas as vitaminas oferecem benefícios para praticantes de atividades físicas. No entanto, as vitaminas do complexo B e a vitamina E se destacam por contribuírem de forma eficaz no ganho de massa muscular, objetivo de muitos atletas.

Treino:

  1. Agachamento livre – 60 repetições.
  2. Agachamento com salto – 50 repetições.
  3. Afundo unilateral – 40 repetições (para cada perna)
  4. Agachamento isométrico – 2 minutos.
  5. Panturrilha em pé (40 repetições)

Além da tão comentada testosterona, o hormônio do crescimento, conhecido também apenas por GH (faz referência ao nome em inglês Growth Hormone) é tão importante quanto quando o assunto é hipertrofia muscular.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

A mais efetiva para os 50+ é a musculação que melhora mais rapidamente a força e resistência muscular. Você também pode optar por exercícios combinados: musculação + natação, ou musculação + yoga.
...
Alguns exemplos:

  • Musculação.
  • Ginástica localizada.
  • Pilates.
  • Treinamento funcional.
  • Yoga – combina força + concentração.

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:

  1. Whey protein. ...
  2. Creatina. ...
  3. BCAA. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Caseína. ...
  6. Carnitina. ...
  7. L-arginina. ...
  8. Proteínas vegetais.

Exercícios para glúteos e posterior da coxa

  1. Agachamento. O agachamento pode ser feito com o peso do próprio corpo ou com a barra, devendo ser feito na academia sob orientação de um profissional para evitar possíveis lesões. ...
  2. Afundo. ...
  3. Stiff. ...
  4. Levantamento terra. ...
  5. Cadeira flexora. ...
  6. Leg press. ...
  7. Cadeira extensora.

Ela é riquíssima em nutrientes e pode ser consumida em diferentes refeições ao logo do dia, pela sua variedade de usos (farinha, tapioca, cozida, purê). Ela não provoca gases e recomenda-se ingerir 100g antes do treino, por ser rica em fibras.

  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.

Iogurte com fruta e aveia
A mistura de iogurte com 1 fruta e 1 ou 2 colheres de sopa de aveia fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia antes do treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

Não é à toa que o Whey Protein é um dos suplementos mais recomendados para quem deseja turbinar o treino para bumbum. Além de aumentar a força e o rendimento físico, ele melhora a recuperação após os exercícios e aumenta a produção de músculo.

Você pode adicionar essas calorias comendo mais vegetais, frutas, proteínas magra, produtos lácteos com baixo teor de gordura ou grãos integrais. Comer mais calorias não significa que você precisa começar a investir em batata frita, e besteiras.

A falta de exercícios causa a perda de massa muscular que reflete em afinamento principalmente dos membros. A perda de gordura pode refletir em maior queima ou menor consumo de calorias. É importante procurar um médico ou nutricionista para definir isto.